Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

Após Assembleia Geral, Rui Costa deixa promessa aos Sócios do Benfica: “Garanto que…”

Presidente do Clube da Luz foi chamado a intervir na reunião magna e lamentou toda a confusão, garantindo que os trabalhos iriam ser concluídos

Para finalizar a Assembleia Geral Extraordinária do Benfica, Rui Costa deixou promessa
Para finalizar a Assembleia Geral Extraordinária do Benfica, Rui Costa deixou promessa

  |

Icon Comentário0

Depois de ter chegado ao fim a Assembleia Geral Extraordinária do Benfica, realizada este sábado, com o objetivo de debater e votar a revisão estatutária do clube, Rui Costa, Presidente das águias, terminou com um discurso, no qual lamentou o episódio da demissão de Fernando Seara e garantiu a finalização dos trabalhos iniciados.


"Quero agradecer e pedir desculpa uma vez mais pela forma como começou a segunda parte da reunião"


“Quero agradecer e pedir desculpa uma vez mais pela forma como começou a segunda parte da reunião, não chegar ao fim o processo, era difícil. Garanto que o que mais me interessa e a esta Direção são estatutos novos e melhores para o Benfica. E não posso deixar de agradecer também a quem assumiu a presidência da Mesa da Assembleia Geral [MAG]”, realçou Rui Costa, referindo-se a José Pereira da Costa, que vai substituir Fernando Seara na presidência da MAG.


A encerrar as suas breves palavras, o Presidente do Benfica terminou com a promessa de que entregará novos estatutos ao Benfica, dado que a revisão estatutária não foi totalmente concluída: “Faço votos que este processo chegue — não digo a bom porto —, mas a bom Benfica”, terminou Rui Costa.

Recorde-se que o requerimento de prosseguir a reunião num prazo máximo de 30 dias foi votado positivamente depois de ter sido apresentado por João Diogo Manteigas, com o intuito de acelerar os trabalhos. Foi nesse seguimento que se deu a demissão do presidente da Mesa da Assembleia Geral.


Agora, com José Pereira da Costa ao leme, o Benfica terá de encontrar um dia compatível para a realização de outra Assembleia Geral Extraordinária no prazo de 30 dias, para, evidentemente, concluir o trabalho começado ontem no Pavilhão da Luz.


Clube

José Pereira da Costa assume ‘leme’ da Assembleia Geral do Benfica e defende: "Vai ser difícil..."

Vice-presidente da MAG ‘sobe’ um degrau depois da demissão de Fernando Seara, este sábado, e comenta o sucedido no Pavilhão da Luz

José Pereira da Costa assumiu a presidência da Mesa da Assembleia Geral do Benfica
José Pereira da Costa assumiu a presidência da Mesa da Assembleia Geral do Benfica

  |

Icon Comentário0

José Pereira da Costa, vice-presidente da Mesa da Assembleia Geral do Benfica, assumiu a direção dos trabalhos da Assembleia Geral Extraordinária, realizada este sábado, depois de Fernando Seabra, o presidente, se ter demitido. Em entrevista à BTV, o dirigente explicou o porquê de continuar a reunião dos encarnados.


“Foi uma decisão pessoal, apresentada na Assembleia Geral, aliás, local onde tal poderia ocorrer. Antes de mais, uma palavra ao professor Fernando Seara, que enquanto presidente da Mesa da AG presidiu aos trabalhos que antecederam o dia de hoje”, começou por dizer José Pereira da Costa quando questionado sobre a demissão de Fernando Seara. “O professor Fernando Seara tomou essa decisão, os trabalhos não foram suspensos, a Mesa reuniu, conversando com os demais órgãos sociais, e decidimos continuar um processo que tinha sido iniciado”, continuou.


O dirigente admitiu a dificuldade de marcar a próxima Assembleia Geral dentro do prazo estipulado de 30 dias: “A Mesa transmitiu aos sócios, na AG, o seguinte: que tentará compatibilizar os vários requisitos necessários para a votação na especialidade e depois por voto secreto na generalidade; e esses requisitos são de diversa grandeza e de importância diversa. São os seguintes: tempo, modo e espaço. Tem de haver tempo para debater as propostas, tem de haver modo”, disse.


“Vai ser difícil encontrar um dia nos próximos 30. Se esse dia existir nós marcamos a AG”

 Por fim, em apontamentos finais, José Pereira da Costa garantiu que o processo continuará com a maior das tranquilidades. “O presidente Rui Costa, numa intervenção final que sintetizou bem o que se tinha passado do ponto de vista emocional, garantiu-o. Tudo faremos para que a síntese esteja feita a tempo e horas.”


“Os Sócios manifestaram-se que queriam novos estatutos, mais modernos, que transportassem o Clube para uma realidade diferente na abordagem ao mundo societário do Benfica, que desse mais poder ao Clube na gestão do quotidiano e isso está garantido. Estamos a discutir outros temas também importantes, alguns fraturantes, e cabe à Mesa assegurar que isso será feito com a tranquilidade que se impõe”, terminou o atual presidente da MAG. 


Clube

Demissão de Fernando Seara? Já se sabe o motivo para a 'confusão' na Assembleia Geral do Benfica

Reunião magna do Clube da Luz realizou-se este sábado e a demissão do Presidente da Mesa, após votação, foi uma das ‘reviravoltas’

Fernando Seara, presidente da MAG, demitiu-se este sábado em plena Assembleia Geral do Benfica
Fernando Seara, presidente da MAG, demitiu-se este sábado em plena Assembleia Geral do Benfica

  |

Icon Comentário0

Fernando Seara, que segurava o cargo de presidente da Mesa da Assembleia Geral (MAG) do Benfica, demitiu-se no sábado, 21 de setembro, durante a reunião magna dos encarnados, que tinha como objetivo a discussão e aprovação da revisão dos estatutos do Clube. Na origem, esteve um requerimento de João Diogo Manteigas, candidato ao próximo ato eleitoral, que acontecem em outubro de 2025.


Como a afluência de sócios era imprevisível, a Assembleia Geral apenas tinha hora para começar (9h30). Fernando Seara assumiu que a ‘reunião’ acabaria às 20h, mas a revisão dos artigos foi demorada e levou com que João Diogo Manteigas apresentasse um requerimento à mesa, com o intuito de acelerar os trabalhos. O objetivo era convidar a MAG a sistematizar propostas, permitindo a aprovação do maior número possível.


Porém, os trabalhos foram interrompidos com a promessa de prosseguirem num prazo máximo de 30 dias, dirigidos novamente pelo presidente da Mesa. Fernando Seara recebeu o requerimento e submeteu-o a votação, acabando por se demitir depois de os sócios terem votado favoravelmente o requerimento. O presidente abandonou o Pavilhão da Luz sem qualquer explicação.


Como era de esperar, a reunião ficou suspensa alguns minutos, mas Rui Costa, Presidente do Benfica, interveio, lamentando o sucedido, e pediu para que os trabalhos fossem retomados e para que a vontade de Fernando Seara não fosse questionada.

Apesar do pedido extraordinário de Rui Costa, imediatamente, em reação à decisão de Fernando Seara, os presentes na Catedral começaram a entoar: "Uma vergonha, vocês são uma vergonha" e "Demissão, demissão". A reunião continuou e a votação dos artigos também.



Futebol

Luís Pedro Ferreira antevê Assembleia Geral do Benfica e atira: “Nova era na Luz”

Jornalista afirma que as vitórias dos encarnados vão apaziguar a reunião magna do Clube da Luz a realizar-se este sábado

Em dia de Assembleia Geral do Benfica, o jornalista e diretor da BOLA previu o ambiente vivido na Luz
Em dia de Assembleia Geral do Benfica, o jornalista e diretor da BOLA previu o ambiente vivido na Luz

  |

Icon Comentário0

Luís Pedro Ferreira, jornalista e diretor do jornal A Bola, partilhou aquelas que são as suas expectativas para o ambiente vivido este sábado, 21 de setembro, na Assembleia Geral do Benfica. O jornalista afirma que esse mesmo ambiente poderá ser determinante “para o futuro futebolístico da equipa de Bruno Lage.


“O Benfica começou por afastar o fantasma dos jogos fora com uma vitória em Belgrado, na Liga dos Campeões, e pelo menos o resultado da Sérvia vai permitir que o dia de hoje se foque naquilo que realmente importa: os estatutos do clube e só esses”, começou por dizer Luís Pedro Ferreira.


“A discussão sobre tão importante proposta tem de ir para lá do pontapé na bola. Se isso foi conseguido entre partes, não diria desavindas, mas com visões diferentes como são a gestão de Rui Costa e o movimento Servir o Benfica, oposição nas últimas eleições, a vitória frente ao Estrela Vermelha permite que o debate/votação possa vir a decorrer em paz. Ou com mais serenidade”, continuou.


“Se o Clube fizer isso bem, tentando colocar mais razão onde a paixão manda, entrar-se-á numa nova era na Luz. Mesmo que haja vozes discordantes com a gestão, mesmo que haja um candidato antecipado a eleições (João Diogo Manteigas), contas negativas e votos contra orçamentos ou exercícios. Estes, por exemplo, afetam um presidente, ou uma direção, a votação dos estatutos afeta todos: a atual gestão e as que vêm a seguir, sejam elas quais forem”, prosseguiu Luís Pedro Ferreira.

“O como é bastante importante nesta fase e o ambiente que se viverá pode ser determinante, também, para o futuro futebolístico da equipa de Bruno Lage.”


“Um gesto pode valer mais do que qualquer discurso e naquela ida para junto da bancada do Marakana onde estavam os adeptos, viu-se Benfica fora de casa como já não se via há algum tempo. E se insisto na tecla fora de casa, é porque há um Benfica que tem de resolver políticas dentro de portas, e solucionar o futebol quando disputado fora delas: as exibições na Luz e longe ainda são demasiado díspares”, terminou o jornalista.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Após demissão de Fernando Seara, Rui Costa intervém na AG do Benfica com pedido
Clube

Após demissão de Fernando Seara, Rui Costa intervém na AG do Benfica com pedido

 

Icon Comentário0
Última hora! Após confusão na AG do Benfica, Fernando Seara demite-se e Sócios reagem: "Vergonha"
Clube

Última hora! Após confusão na AG do Benfica, Fernando Seara demite-se e Sócios reagem: "Vergonha"

 

Icon Comentário0
João Diogo Manteigas reage à revisão dos Estatutos do Benfica e critica: "Fizeram-nos esperar"
Clube

João Diogo Manteigas reage à revisão dos Estatutos do Benfica e critica: "Fizeram-nos esperar"

 

Icon Comentário0