
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Na madrugada de segunda-feira, alguns adeptos do Botafogo decidiram ir até às imediações do Estádio Nilton Santos, com o intuito de se manifestarem contra Renato Paiva e John Textor. Nas paredes do complexo desportivo, foram escritas diversas frases a ofender ou alertar os dois comandantes do emblema canarinho.
"O ano começa quando, Tio Sam? Queremos jogadores! Equipa fraca!", são algumas das frases escritas em formas de protesto. Além delas, outras palavras menos simpáticas foram direcionadas ao ex-Benfica:: "Fora Paiva, burro e medíocre". O maior alvo de críticas foi o dono da SAF do Botafogo, que ainda teve de ler frases como "Burrice jamais vista! Abre os olhos, John!" e "2025 tá acabando. Acorda John Textor".
Os atuais campeões brasileiros não tiveram um bom início de ano. Apesar de terem triunfado sobre a equipa do Carabobo na Libertadores, o futebol apresentado pelo 'fogão' não encheu os olhos de quem viu. Ao todo, são 12 jogos desde que Renato Paiva assumiu o comando técnico, onde foi derrotado cinco vezes, empatou em duas ocasiões e venceu em cinco.
No campeonato brasileiro, o Botafogo está na 12.ª posição, com oito pontos conquistados em sete jogos. Apesar de ser apenas o início, o começo já assusta, principalmente se levarmos em consideração que nos últimos dois anos o alvinegro havia feito campanhas perfeitas até a 10.ª jornada. Vale lembrar, que foi derrotado contra sua ex-equipa na última jornada.
Deste modo, o treinador que veio para substituir Arthur Jorge parece ter seus dias contados no Botafogo. Renato Paiva não está contente no futebol brasileiro e está constantemente a reclamar sobre o calendário e logística de viagens no Brasil. O próximo duelo que o ex-Benfica terá no comando será contra o Internacional no próximo domingo.
Habituais escolhas de ambos os lados vêm no encontro decisivo de sábado uma oportunidade para escrever o nome a letras de ouro
|
O encontro entre o Benfica e o Sporting, que poderá decidir quem será o novo campeão da Liga Portugal Betclic, conta com muitos protagonistas, de ambos os lados, que sabem o que é vencer uma Liga. Porém, ao mesmo tempo, há aqueles que vêm no dérbi de sábado, uma oportunidade para alcançar esse feito importante.
De ambos os lados da barricada, existem vários futebolistas que nao escondem a ambição de conquistar o caneco. Começando pelo Benfica, ainda por se estrearem nos festejos das águias, surgem os nomes de Anatoliy Trubin, Tomás Araújo, Álvaro carreras, Orkun Kokçu e Kerem Akturkoglu.
Estes são os casos do Glorioso. Do lado da equipa de Alavalde, também existem casos semelhantes, ás ordens de Rui Borges, há atletas que esperam se estrear nas conquistas com o Sporting, como são os casos de Rui Silva, Zeno Debast, Maxi Araújo e dos vens Geovany Quenda e João Simões.
Num encontro que poderá decidir o novo detentor do troféu da Liga Portugal Betclic, o entusiasmo cresce conforme a contagem decrescente se aproxima do zero. Recorde-se, que o encontro está marcado para o próximo sábado, 10 de maio, no Estádio da Luz. Caso se confirme um novo campeão nacional, a festa irá marcar presença no Marquês de Pombal, como manda a tradição.
Emblema transalpino, recorde-se, foi a jogo na passada terça-feira, 6 de maio, com o Barcelona, confirmando presença na final da Champions
|
Barcelona e Inter de Milão protagonizaram uma das maiores meias-finais da Liga dos Campeões (7-6 no agregado), porém este duelo não é inédito. Em 2010, quando José Mourinho ainda era treinador dos italianos, os azzurrineri qualificaram-se para a final da competição europeia, eliminando o conjunto de Pep Guardiola, mas Mario Balotelli quase estragou a festa e esse momento foi analisado por Iván Córdoba.
Iván Córdoba - Mas nós acreditávamos muito no nosso grupo e na nossa força, que era o Mourinho
Iván Córdoba, lenda do Inter de Milão, recordou a eliminatória em que venceram a equipa de Messi, Iniesta, Xavi e companhia. "Esse Barça era impressionante, encantava-nos a todos, com jogadores muito fortes. Mas nós acreditávamos muito no nosso grupo e na nossa força, que era o Mourinho. Ele é muito forte em ser iman para tudo o que seja externo à equipa, de modo a que os jogadores só tenham de pensar no que têm de fazer em campo", contou em entrevista ao Relevo.
O central acabou por destacar José Mourinho como treinador: "Absorvia todos os comentários e em muitos jogos até inventava polémicas, mas sem tirar-nos o foco em cada partida. Nesse jogo com o Barcelona, apesar de termos sofrido primeiro, isso não nos afetou. Aliás, só nos deu mais ganas e obtivemos uma vitória contundente".
Iván Córdoba - No balneário estávamos cegos com ele, queríamos matá-lo
O colombiano ainda recordou o episódio do ex-Benfica com Mario Balotelli. "Para Mourinho, o 3-1 não era suficiente. Então meteu o Balotelli com a intenção de liquidar a eliminatória, porque não estava tranquilo. Não era uma vantagem enorme, porque com um golo deles voltavas a ficar nervoso. O Mario, da maneira que ele é, não percebeu a importância do seu papel no momento e fez tudo ao contrário do que o treinador lhe pediu. No balneário estávamos cegos com ele, queríamos matá-lo", recordou o central.
Iván Córdoba ainda revelou o segredo de José Mourinho para parar a equipa do Barcelona: "O Mourinho não estava tranquilo. Então blindou a zona do Messi, colocando o Chivu a extremo, mais o Thiago Motta, o Zanetti e o Samuel. Armou uma jaula e foi uma partida incrível de todos eles". Agora, o Inter está de volta à final da Liga dos Campeões e quem agradece é o Clube da Luz.
Conforme adiantou a imprensa, uma das equipas que irá medir forças com os encarnados pode vir a ficar desfalcada antes da competição
|
A pouco menos de uma mês para o arranque oficial do Mundial de Clubes, organizado pela FIFA, começaram a surgir alguns constrangimentos entre vários emblemas e as autoridades norte-americanas. O caso mais recente está afetar o Boca Juniors, uma das equipas que irá defrontar o Benfica na prova.
Ayrton Costa, habitual aposta no sistema defensivo da equipa argentina corre o risco de ficar fora das opções do técnico para a competição internacional. Em causa, não está nenhum problema físico, mas sim uma questão burocrática, com o atleta de 25 anos a ver as autoridades norte-americanas a negarem-lhe o visto de entrada no país,
Conforme escreve o jornal Olé, em causa está a abertura de dois processos judiciais que incluem Ayrton Costa. Vale lembrar que em 2024, o atleta já tinha abdicado de um estágio, no país norte-americano para tratar dos assuntos legais. No entanto, segundo a mesma fonte, o envolvimento do defesa nos processos não é direto, visto que os mesmos visam o seu irmão.
O primeiro caso refere-se a um roubo agravado que ocorreu em 2016, onde os dois irmãos, juntamente com uma terceira pessoa, foram apanhados pela polícia. O jovem, na altura, ficou em liberdade condicional. O segundo processo, em 2023, é bem mais complexo e grave e corresponde ao assassinato da namorada do irmão. Apesar de não estar envolvido no crime, Ayrton, tal como a sua mãe, foram acusados de ocultar dados às autoridades.
Perante este cenário e tendo em conta os critérios rigorosos da parte do governo norte-americano, o defesa corre riscos de ficar de fora da competição. Recorde-se, que o Mundial de Clubes irá decorrer entre os meses de junho e julho deste ano, em solo americano, onde o Bneifca vai medir forças com o Bayern Munique, Boca Juniors e Auckland City.