
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
O incidente que está a marcar a atualidade do futebol português foi o pisão que Matheus Reis fez na cabeça de Andrea Belotti, no final da Taça de Portugal. Numa entrevista recente, Nuno Catarino, CFO do Benfica, analisou o ocorrido no Jamor e ainda deixou a sua opinião sobre o silêncio do Sporting.
À conversa com a Rádio Renascença, o dirigente responsável pela pasta financeira das águias não se mostrou surpreendido com o silêncio da parte da direção liderada por Frederico Varandas, defendendo que o comunicado emitido pelo Glorioso era necessário e urgente face à situação.
“O silêncio do Sporting? O Sporting terá as suas razões. Se esperava outra atitude?”, começou por dizer Nuno Catarino. De seguida, o CFO do Benfica explicou o motivo que levou a criação do comunicado: “Não fizemos o comunicado à espera de um contra-comunicado, fizemo-lo porque achámos que era a atitude e momento certos, não dava para esperar mais, tínhamos motivos para o fazer”.
Nuno Catarino: “Não fizemos o comunicado à espera de um contra-comunicado”
Vale recordar que um dos visados das queixas da parte do Glorioso é Tiago Martins. Pelo que foi noticiado pelo jornal Record, o juiz da AF Lisboa está em risco de ser excluído pelo Conselho de Arbitragem de marcar presença nas partidas nacionais alusivas à próxima temporada desportiva.
Além do árbitro, Matheus Reis poderá ser alvo de uma queixa da parte do Clube da Luz. Segundo um especialista em direito desportivo, caso o central seja punido, pode ser alvo de um castigo pesado, que pode chegar até aos 10 jogos de suspensão.
Frustrado com o humilhante desaire na última visita para a prova de regularidade, o português não ficou por meias palavras e ‘disparou’ em todas as direções
|
Visivelmente dececionado e desgastado perante o pesadelo que viveu na derrota frente ao Hatayspor, José Mourinho puxou dos galões e visou todos com as suas palavras. No final da partida, o antigo treinador do Benfica abordou o seu futuro e deixou uma ‘laracha’ ao futebol turco em relação às provas europeias.
Em declarações à imprensa local, o Special One mostrou-se frustrado com desaire, mas defendeu os seus jogadores. “Apenas quem não sabe de futebol é que não sabe o que é que o final da época significa. Estes períodos são dolorosos para equipas que não têm mais objetivos. Mesmo que somássemos 12 pontos nos últimos quatro jogos a classificação não mudava”, atirou.
“As pessoas pensam que não sofremos, acham que vamos para casa sem nos magoar. Não é verdade. Os jogadores são humanos. Às vezes falta-lhes autoconfiança e motivação. É o que acontece quando perdemos matematicamente o campeonato”, acrescentou o Special One.
Confrontado pelo facto de ter recordado a conquista da sua primeira Liga dos Campeões, o ex-Benfiquista não ficou por meias palavras: “Estive em mais finais europeias nos últimos sete anos do que o futebol turco em toda a sua história. No Fenerbahçe até competimos para estar na última Champions, mas o verão foi difícil para nós. Fomos eliminados no último minuto com um penálti”.
José Mourinho: “Estive em mais finais europeias nos últimos sete anos do que o futebol turco em toda a sua história”
Por fim, o timoneiro do Fenerbahçe deixou uma garantia sobre a prova milionária: “Vamos lutar para nos qualificarmos para a fase final da UEFA Champions League no próximo verão. Temos de jogar uma pré-eliminatória e um play-off. Temos de nos preparar para esses jogos o melhor possível”.
Durante o dia de segunda-feira, a Direção de Rui Costa deixou a opinião e exigências em relação à Taça de Portugal, algo que não caiu bem na instituição
|
A polémica promete não ficar por aqui e, durante esta terça-feira, 27 de maio, a situação conheceu mais um capítulo que promete dar que falar. Em reação ao comunicado do Benfica, a Federação Portuguesa de Futebol deixou uma 'ameaça no ar' devido à posição dos encarnados em relação aos jogos da Seleção Nacional.
Caso o Benfica avance com este boicote, o emblema da Luz pode vir a ser castigado pela FPF, uma vez que estaria a infringir o regulamento disciplinar, nomeadamente o artigo n.º 72: “O clube que se recuse injustificadamente a ceder à FPF recinto desportivo, no qual compita na qualidade de visitado, para nele se realizarem jogos das seleções nacionais ou jogos marcados pela FPF enquanto recinto desportivo neutro, é sancionado com interdição de 1 a 3 meses de jogar no seu recinto desportivo e cumulativamente com multa entre 10 e 20 UC”.
Durante o dia de ontem, quando o Glorioso emitiu uma nota onde pediu ação imediata sobre o que tinha acontecido na Taça de Portugal, onde informou que a situação, até ser resolvida, iria resultar no boicote do Estádio da Luz em receber as partidas internacionais de Portugal, uma posição que os dirigentes da Federação não gostaram. Os encarnados mantêm esta postura, uma vez que se sentem motivados para a tal, de forma a contestar de forma veemente os sucessivos erros que foram verificados durante o desenrolar da partida entre o Benfica e Sporting, na final da Taça de Portugal.
Vale recordar o excerto do comunicado que despoletou toda esta tensão entre o Clube da Luz e a FPF: “Informar a FPF que, enquanto a verdade desportiva não prevalecer nas competições nacionais, o Sport Lisboa e Benfica estará indisponível para acolher jogos da Seleção Nacional no seu Estádio. O Sport Lisboa e Benfica exige que a próxima temporada seja decidida em campo, de forma transparente, o que não sucedeu na época desportiva que agora finda. Nós assumimos sempre as nossas responsabilidades. Exigimos que quem tutela e rege o futebol português também assuma as suas”.
Importa destacar que, além desta polémica, Rui Costa foi 'apanhado' com áudios que vieram a público com o Presidente do Benfica a criticar duramente a arbitragem portuguesa e o facto do Sporting sair beneficiado. Com o jogo com o Arouca e a final da Taça de Portugal à mistura, o Dirigente máximo dos encarnados já recebeu uma resposta de Frederico Varandas.
Polémica instala-se entre os eternos rivais da Segunda Circular, com o dirigente máximo dos leões a reagir às declarações do Líder do Clube da Luz
|
Frederico Varandas já deu uma resposta aos áudios de Rui Costa, usando ironia para criticar o Presidente do Benfica. Depois do jantar da festa leonina, o dirigente dos leões foi confrontado sobre as declarações do 'Maestro da Luz' e não hesitou em deixar uma resposta dirigida para o ex-camisola 10 das águias.
"Dominamos bicampeonatos, dobradinhas, é este o domínio do futebol português", disse Frederico Varandas, em referência às críticas de Rui Costa, alegando que o Sporting foi 'levado ao colinho' na presente temporada pela arbitragem portuguesa. Já num áudio recente, o Presidente do Benfica ainda colocou em causa o tempo de descontos definido por Luís Godinho.
Frederico Varandas: "Dominamos bicampeonatos, dobradinhas, é este o domínio do futebol português"
Já no primeiro áudio, Rui Costa fez referência ao jogo com o Arouca para deixar críticas à arbitragem, dando a entender que o Sporting foi 'levado ao colinho' durante o Campeonato Nacional. "No jogo com o Arouca... O outro marca primeiro e dá penálti. E ele por trás diz-lhe que não devia ter dado o penálti. E ele marcou o penálti na mesma, pá! Estás a ver? Estás a ver como é que ele é...", disse o Presidente das águias.
Na parte final do vídeo, ouve-se novamente as queixas de Rui Costa, sendo que o Presidente do Benfica acaba por fazer referência a Pinto da Costa. "... duas vezes! E tivemos essa derrota com quem? Já não é o Pinto Costa que gere a vida dele, pá! Se calhar o Pinto da Costa tinha razão...", acrescentou o Líder das águias.
Vale recordar que após o apito final na partida do passado domingo, Rui Costa já tinha dado conta da sua insatisfação relativamente à arbitragem do Benfica - Sporting. "Assumindo a responsabilidade por não termos conquistado esta Taça de Portugal, o que é uma pena porque a equipa fez por isso, mas peço-vos para analisarem encarecidamente o lance aos 90'+5, onde o Belotti é agredido por dois jogadores do Sporting. Há um pisão deliberado na cabeça do Belotti. E ainda há falta contra o Benfica. Há coisas que ultrapassam todos os limites", revelou o Presidente do Clube da Luz.