Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Toni está de parabéns! O antigo jogador e treinador do Benfica, que é uma das maiores glórias do Clube da Luz, celebra esta segunda-feira, 14 de outubro, 78 anos de vida e o aniversário não passou despercebido ao Glorioso que anunciou uma programação especial na ‘BTV’.
“No dia em que cumpre 78 anos de vida, Toni vai estar em plano de destaque na BTV. O antigo capitão e treinador do Benfica, um dos nomes mais impactantes da história do Clube, é o protagonista de uma Reportagem Especial que a BTV vai estrear às 17h55 (com repetição às 22h25) desta segunda-feira, 14 de outubro. Um documento de vida que abrange as histórias contadas na primeira pessoa, mas também inúmeros tributos em forma de palavras que lhe são dedicadas por companheiros de jornada, por familiares e, claro, pelos adeptos do Benfica. Uma viagem de vida, a não perder”, revelou o Benfica através do seu site oficial.
António José da Conceição Oliveira, conhecido no mundo futebolístico por Toni, esteve ao serviço do Benfica durante 14 temporadas, tendo se assumido como uma das principais referências do Glorioso. Durante a sua passagem pelos encarnados, o médio realizou 393 jogos pelas águias, sendo que apontou 24 golos.
Além disso, e depois de ter partilhado o balneário nos encarnados com nomes como Eusébio, Chalana, Humberto Coelho, Bento, entre outros, o antigo internacional português (em 32 ocasiões) venceu oito Campeonatos Nacionais (1968/69, 1970/71, 1971/72, 1972/73, 1974/75, 1975/76, 1976/77 e 1980/81), uma Supertaça Cândido de Oliveira (1980) e cinco Taças de Portugal (1968/69, 1969/1970, 1971/72, 1979/80 e 1980/81).
Vale recordar que depois de ter acabado a carreira, Toni assumiu-se também como um dos treinadores mais marcantes da história do Benfica, que se dividiu em duas passagens. Na primeira, maioritariamente como treinador-adjunto, sobretudo de Sven-Goran Eriksson, apenas em 1987/88 e 88/89 é que se destaca como o timoneiro máximo do Glorioso, tendo levado os encarnados à final da Taça dos Campeões contra o PSV, num encontro onde acabaria por perder nas grandes penalidades. Após isso, só em 1992/93, é que voltaria a sentar-se como líder das águias.
Depois de passagens por França (Bordéus), Espanha (Sevilha) e pela seleção dos Emirados Árabes Unidos (como adjunto), Toni voltou a bater à porta do Benfica, tendo assumido os destinos da equipa em duas épocas: 2000/01 e 2001/02, onde em 43 jogos somou 17 vitórias. Durante as duas passagens pelo banco dos encarnados, António Oliveira venceu dois Campeonatos Nacionais e uma Taça de Portugal.
Antigo defesa italiano esteve à conversa num podcast e fez referência ao período em que trabalhou com o 'Special One'
|
0Materazzi relembrou os tempos de José Mourinho, quando trabalho com o ex-treinador do Benfica no Inter. O antigo defesa central italiano concedeu uma entrevista ao Italian Football Podcast, na qual abordou a sua relação com o técnico português durante a passagem por Milão e revelou o seu palpite para vencer esta edição da Liga dos Campeões.
Materazzi: Fui ao escritório dele implorar-lhe para que ficasse
"Depois da Liga dos Campeões vencida em Madrid em 2010, abracei-o porque ele deixou-nos. Tenho a certeza de que teríamos conquistado muitos mais títulos com em 2011, mas ele decidiu deixar o Inter depois daquele jogo. Duas semanas antes da final contra o Bayern, fui ao escritório dele implorar-lhe para que ficasse, mas ele nunca me olhou nos olhos, por isso, percebi tudo", explicou o antigo futebolista.
Além de ter falado sobre o antigo treinador do Benfica, o italiano recuou um pouco no tempo e falou da famosa agressão de Zidane na final do Mundial 2006: "Não gosto de me lembrar da expulsão, prefiro lembrar-me dos dois golos que marquei. Talvez ele marcasse o penálti, mas, para mim, Trezeguet era um dos melhores a marcar e falhou. Se ele tivesse marcado, continuávamos. Talvez tenha sido o destino que determinou que a Itália vencesse o Mundial".
Materazzi: Se não for o Inter, digo o City
"O Inter tem hipóteses porque marca muitos e sofre poucos. São muito fortes. Espero que ganhem, porque perdemos a final há dois anos em Istambul (0-1, para o Manchester City). No ano passado, tivemos azar em Madrid, merecíamos vencer em San Siro por mais golos. Se não for o Inter, digo o City. Têm muitos lesionados agora, mas podem descansar e começar de novo", concluiu Materazzi.
Em 2023/24, José Mourinho esteve à frente da Roma, mas a sua passagem não foi bem-sucedida, resultando na sua saída a meio da temporada, depois de ter somado apenas 13 vitórias em 28 jogos. Atualmente, tenta reerguer a sua carreira no colosso turco, Fenerbahçe, onde já disputou 19 partidas, conseguindo 11 vitórias, cinco empates e foi apenas derrotado pelo Galatasaray por 3-1, pelo conjunto do Lille por duas bolas a uma, na terceira pré-eliminatória da qualificação para a Liga dos Campeões 2024/25 e pelo Az Alkmaar na Liga Europa.
Conhecido sócio do clube de Alvalade falou, no seu artigo de opinião, sobre a ajuda das águias no Clássico frente ao Porto, do último domingo
|
0Tito Arantes Fontes, antigo presidente do Grupo Stromp e um dos rostos mais conhecidos entre os sócios do Sporting, escreveu na sua coluna de opinião, publicada no ‘Jornal Sporting’, um texto onde relata a “montanha de emoções” que viveu no passado fim-de-semana, durante a realização da 11ª jornada da Liga Portugal Betclic. Além do triunfo dos leões em Braga, o adepto do rival agradeceu ao Benfica pela vitória no Clássico que ajudou o Sporting a ficar ainda mais isolado na liderança do Campeonato Nacional.
No que diz respeito ao Clássico, realizado no último domingo, Tito Arantes Fontes escreveu o seguinte, “No Clássico entre os dois outros nossos rivais, decorreu uma vitória do Benfica… Colorário disso é o Sporting ter agora ainda a mais pontos de avanço sobre o seu mais próximo seguidor! São seis pontos sobre o segundo classificado! E continuamos com oito sobre o terceiro!”, escreveu o sócio de Alvalade, contudo, essa vantagem pode diminuir para cinco pontos, visto que o Benfica tem um encontro em atraso, diante o Nacional da Madeira.
“Em 11 jornadas… Pois, sim, é obra! Segue-se o Santa Clara no mítico José Alvalade no final deste mês. Queremos mais uma vitória, queremos mais três pontos!”, mostrou-se confiante depois do bom arranque dos leões, contudo, a partida contra os açorianos será um prova de fogo para João Pereira, novo técnico verde e branco, que herdou o pesado legado de Rúben Amorim, que se transferiu recentemente para o Manchester United, clube que milita na Premier League.
Tito Arantes Fontes terminou o seu texto com uma crítica dirigida à Federação Portuguesa de Futebol (FPF), por não terem homenageado Manuel Fernandes, na mais recente gala das Quinas de Ouro, lembre-se que o antigo internacional português faleceu este ano, “Foi uma vergonha! Nem uma palavra para o lendário Manuel Fernandes! Nem uma palavra para o jogador que mais jogos efetuou no campeonato português!”.
Recorde-se que, no passado domingo, o Benfica recebeu e venceu os dragões, em mais um dérbi escaldante, que terminou com um resultado final de 4-1, favorável aos pupilos de Bruno Lage. O glorioso contou com os tiros certeiros de Álvaro Carreras, Ángel Di Maria, que bisou e um golo na própria baliza, cortesia de Nehuén Pérez. Os portistas marcaram o golo de honra através do espanhol Samu. No final do encontro, Di Maria recebeu a distinção de melhor jogador em campo.
Números falam por si e colocam o atual atleta do Bayer Leverkusen frente a frente com o camisola 3 dos encarnados
|
0As comparações entre Álvaro Carreras e Alejandro Grimaldo não param, principalmente, tendo em conta o caminho que o atual camisola 3 do Benfica está a tomar de águia ao peito. A imprensa espanhola colocou os dois compatriotas frente a frente e os números falam por si.
Depois de ter feito o 'gosto ao pé' no Clássico diante ao Porto, tendo sido o segundo golo com a camisola do Benfica na presente temporada, Álvaro Carreras alcançou a marca de quatro contribuições para golo nos últimos cinco embates. Estas estatísticas não ficam aquém do que Grimaldo alcançou no último ano em que representou o Clube da Luz.
O jornal Marca demonstra exatamente isso. Em termos ofensivos, os dois chegam-se quase 'aos calcanhares'. É na parte defensiva que o antigo jogador dos encarnados leva a melhor do titular de Bruno Lage, registando melhores números até na Liga dos Campeões. Recorde-se que o treinador do Benfica fez questão de, recentemente, desvalorizar as comparações entre Grimaldo e Carreras, apontando para o facto de serem dois jogadores diferentes.
Ainda assim, após a saída de Alejandro Grimaldo, que rumou ao Bayer Leverkusen a custo zero, o Benfica parece ter acertado na escolha, com Álvaro Carreras a ser o primeiro latera que agarra o flanco esquerdo, assumindo-se com titular indiscutível. Refira-se que o plantel encarnado tem outro lateral-esquerdo, Jan-Niklas Beste, que é usado mais no setor ofensivo, com Bruno Lage a preferir ter o jogador alemão como extremo.
Nesta temporada, com a camisola do Benfica, Álvaro Carreras – avaliado em 8 milhões de euros – marcou presença em 15 encontros: nove na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, um na Taça da Liga e outro na Taça de Portugal. Nos 1.269 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o espanhol marcou um golo e fez duas assistências, sendo uma das figuras do conjunto orientado por Bruno Lage.
Após um período de empréstimo de seis meses, o Benfica avançou para a contratação a título definitivo de Álvaro Carreras, pagando uma verba a rondar os 6 milhões de euros ao Manchester United. O internacional sub-21 espanhol tem contrato com o Clube da Luz até junho de 2029 e uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros.