Futebol
Aursnes ouve bocas; Comentador critica médio do Benfica: "Seleção não é para jogar quando se quer"
05 Fev 2026 | 10:27
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
18 Set 2025 | 03:00 |
A derrota do Benfica frente ao Qarabag por 3-2 na noite da passada terça-feira, dia 16 de setembro, foi determinante para o despedimento de Bruno Lage, decisão anunciada por Rui Costa horas depois do desaire. Neste Exclusivo Glorioso 1904, Bruno Costa Carvalho falou do despedimento do treinador luso, sem esquecer o provável regresso de José Mourinho ao comando técnico das águias, 25 anos depois.
Bruno Costa Carvalho: "Temos aqui uma campanha um pouco à moda antiga"
"O Benfica vive um ano especial porque é um ano de eleições. Gostava de fazer um outro enquadramento que é o facto de Noronha Lopes ter sugerido que poderá trazer Ruben Amorim e um outro jogador, que é o Bernardo Silva. Temos aqui uma campanha um pouco à moda antiga em que se fala de jogadores e treinadores. Acredito que se não fosse pelas eleições, Rui Costa era capaz de não ter despedido já Bruno Lage. Acho que o despede num movimento eleitoral, de forma a normalizar o que se passa e melhorar a sua imagem. Noutro contexto que não o eleitoral, acho que Rui Costa teria tido mais paciência", começou por dizer o antigo candidato à presidência do Benfica.
De seguida, Bruno Costa Carvalho admitiu que a contratação de José Mourinho é um argumento a favor de Rui Costa, deixando a dúvida em relação ao seu sucesso nos encarnados: "Jogou com uma peça forte, que é José Mourinho. Está mais que claro que vai ser Mourinho, um treinador com um currículo absolutamente impressionável. Mas, geram-se algumas dúvidas sobre se o atual Mourinho é o Mourinho que teve o sucesso que conhecemos".
Bruno Costa Carvalho: "Mourinho pode triunfar no campeonato português, é um grande treinador com um dos melhores currículos do mundo"
Ainda sobre o regresso de José Mourinho à Luz, Bruno Costa Carvalho reforçou que o setubalense é um trunfo na corrida eleitoral do atual Presidente do Benfica, acrescentando que a sua chegada faz esquecer uma possível chegada de Amorim à Luz sob outra presidência: "Pessoalmente, acredito que o Mourinho pode triunfar no campeonato português, é um grande treinador com um dos melhores currículos do mundo e é sem dúvida um ato de trunfo na corrida eleitoral, um bocadinho à imagem do que Vieira usou há uns anos quando fez regressar Jorge Jesus também em contexto eleitoral. É a opção de um treinador que arruma a questão de Ruben Amorim de uma vez por todas e que coloca a fé num treinador que pode trazer resultados imediatos, com um nome muito difícil de atacar. Ninguém no seu perfeito juízo pode atacar um nome como o de José Mourinho".
Por fim, quando questionado sobre se José Mourinho será o treinador certo para aplicar o futebol que os adeptos das águias tanto anseiam ver, Bruno Costa Carvalho mostrou-se reticente: "Não sei, essa é a grande questão. A verdade é que já vimos o Mourinho a jogar um futebol muito ofensivo, e também já vimos um Mourinho de resultados, com um futebol muito mais defensivo e muito menos criativo. Com o plantel que o Benfica tem, elogiado pelo Mourinho há pouco tempo, existem soluções para se jogar o futebol que os Benfiquistas querem. O Benfica não é o Roma nem o Fenerbahçe, o Benfica é o maior clube de Portugal e ele [José Mourinho] sabe perfeitamente que os adeptos querem ver o Benfica ao ataque, com bola e com controlo, a dominar jogos".
Zdravko Kuzmanovic lamenta a forma do atleta e diz que o mesmo já não tem condições de jogar nas ligas mais fortes da Europa
05 Fev 2026 | 11:39 |
Nemanja Radonjic regressou ao Estrela Vermelha, clube onde cumpre a sua segunda época, após passagens por Benfica, Marselha, Mallorca, Torino e Hertha de Berlim. Zdravko Kuzmanovic, antigo internacional sérvio, foi crítico quanto à carreira do jogador e aconselha-o a rumar à liga de Cristiano Ronaldo.
Z. Kuzmanovic: "O futebol não é só talento. É trabalho, disciplina, treino, persistência, cabeça"
No podcast SS Calcio, o ex-futebolista falou das estatísticas do extremo: "Nem joga no Estrela Vermelha. Está muito longe do ser apontado às ligas mais fortes. Já joga há 10 anos, vejam os seus números. O que é que um treinador espera dele? O futebol não é só talento. É trabalho, disciplina, treino, persistência, cabeça. O talento não interessa a ninguém”, acrescentou.
Zdravko Kuzmanovic lamenta a forma do atleta: “Só o treinador Dejan Stanković o queria e ele jogou os últimos dois jogos? Não. A quem interessa isso? Um treinador nunca vai colocar um jogador pior. Vamos parar de viver em fantasias. Se o Yamal não fosse bom, acham que jogaria no Barcelona? O Pedri também... O rapaz tem potencial, lamento que na sua carreira não tenha feito o que deveria ter feito na Roma, Marselha, Hertha...”.
Z. Kuzmanovic: "Tem 30 anos, pode ir para a Arábia Saudita e ganhar dinheiro..."
O internacional concluiu que o futuro de Radonjic está limitado, considerando a idade do extremo e as opções disponíveis: “Já não pode progredir. Quantos anos tem, 30? Quem é que estão a enganar... Superem isso o mais rápido possível, tem 30 anos, pode ir para a Arábia Saudita e ganhar dinheiro...”, concluiu.
Enquanto esteve no Benfica, por empréstimo do Marselha, Nemanja Radonjic realizou apenas 11 jogos (329 minutos), marcando um golo no empate a três bolas frente ao Vitória Guimarães, na fase de grupos da Taça da Liga. Na época seguinte, foi emprestado ao Torino.
Técnico português de 52 anos estava sem clube, desde que saiu do Al Qadisiyah e assume, assim, a sua segunda equipa no Médio Oriente
05 Fev 2026 | 11:14 |
É oficial. Luís Andrade, técnico que passou pela equipa de futebol feminino do Benfica, foi confirmado como treinador das sauditas do Al Hilal. O treinador de 52 anos estava sem clube, desde que saiu do Al Qadisiyah e assume, assim, a sua segunda equipa no Médio Oriente.
L. Andrade: "É com grande honra e entusiasmo que anuncio o meu novo ciclo profissional como novo treinador da equipa feminina do Al Hilal"
Agora, aos 52 anos, o treinador vai orientar a internacional portuguesa Jéssica Silva: "É com grande honra e entusiasmo que anuncio o meu novo ciclo profissional como novo treinador da equipa feminina do Al Hilal. Gostaria de expressar a minha profunda gratidão à direção do clube pela confiança no meu trabalho e por me permitir fazer parte deste projeto ambicioso. Estou muito orgulhoso", escreveu nas redes sociais.
L. Andrade: "É com grande honra e entusiasmo que anuncio o meu novo ciclo profissional como novo treinador da equipa"
Luís Andrade mostrou-se entusiasmado pelo novo passo: "O Al Hilal é uma instituição com uma história de sucesso inigualável, e assumo este desafio com o compromisso de elevar ainda mais o nível do futebol feminino no clube e na Arábia Saudita. Mal posso esperar para começar a trabalhar com este grupo de atletas talentosas e lutar por grandes conquistas. Um novo capítulo começa hoje! Entrarei em campo todos os dias com a mesma paixão e dedicação de sempre para honrar esta camisola e os nossos adeptos. Obrigada pelo vosso apoio e vamos lá!", acrescentou.
O treinador fez a sua formação futebolística entre o Domingos Sávio e o Sporting, tendo-se estreado como sénior em 1992-93 no Estoril. Representou ainda Estrela da Amadora, Belenenses, Benfica, Braga, Tenerife, Académica de Coimbra, AEP (Chipre), Pinhalnovense, Olivais e Moscavide, Odivelas e Loures.
Como treinador de futebol masculino, começou no Tenente Valdez e seguiu para Damaiense, Alta de Lisboa e Malveira. O emblema encarnado abriu-lhe as portas para a modalidade feminina, onde também treinou no Flamengo e o já referido Al Qadisiyah.
Veja a publicação:
Avançado não tem sido opção para José Mourinho; Ponta de lança ficou atrás de Anísio Cabral na hierarquia da posição de ponta de lança
05 Fev 2026 | 10:32 |
Zlatko Dalic, selecionador da Croácia, lastima que Franjo Ivanovic tenha pouca utilização no Benfica. Num contexto de análise aos pontas de lança disponíveis para representar os croatas, Dalic disse ser necessário encontra um perfil diferente de ponta de lança, capaz de jogar mais em transição.
Confrontado com o nome do avançado de 22 anos, o técnico foi pragmático. "Infelizmente, ele quase não joga pelo Benfica. Ele só entra alguns minutos", disse Dalic, numa entrevista à Vecernji List. Ivanovic não entrou em campo no último jogo frente ao Tondela.
O próprio jogador, numa entrevista recente para o portal croata Gol.hr, disse esperar ter mais minutos de competição até final da temporada. Por já ter representado dois clubes na mesma época, o atacante de 22 anos não pôde ser emprestado a um clube europeu no mercado de inverno. Tem contrato com as águias até 2030 e uma cláusula de rescisão de €100 milhões.
"Disse-me que a situação geral no clube não era a melhor, um pouco difícil. Disse-me também para continuar a treinar assim e a dar o meu melhor, que as oportunidades vão surgir", disse Franjo Ivanovic, recordando as palavras que ouviu da parte de José Mourinho.
Nesta temporada ao serviço do Benfica, Ivanovic - avaliado em 20 milhões de euros - soma 31 jogos: 15 na Liga Portugal Betclic, 10 na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal e outros dois na Taça da Liga. Nos 1.103 minutos em campo, marcou cinco golos e realizou uma assistência.