Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

EXCLUSIVO GLORIOSO 1904 - NOVA FÓRMULA DO BENFICA DE ROGER SCHMIDT E OS DESAFIOS QUE A MESMA PROPORCIONA NA VISÃO DE NUNO CAMPILHO

Disposição tática experimentada pelo técnico dos encarnados na última terça-feira tem dado resultados, mas falta de poderio ofensivo preocupa adeptos para os desafios que se seguem

Glorioso 1904
Glorioso 1904

05 Nov 2023 | 06:01 |

Icon Comentário0

A equipa do Benfica deslocou-se ao Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira para medir forças com o Chaves. As águias de Roger Schmidt acabaram por vencer, por 2-0, o duelo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional. Os golos foram apontados por Fredrik Aursnes (59’) e João Mário (80’ g.p). Veja aqui como decorreu a partida.


Com fantasmas do passado na cabeça, o treinador alemão optou por apostar no mesmo onze do duelo frente ao Arouca, onde os encarnados sairam a sorrir, na Taça da Liga. Com um resultado de novo favorável às águias, continua a faltar pendor ofensivo à equipa, algo que preocupa os Benfiquistas para os exigentes desafios que se avizinham.


O Glorioso 1904 esteve à conversa com o conhecido adepto do Benfica, Nuno Campilho, sobre a nova disposição tática do grupo de Roger Schmidt, as suas vantagens e os seus problemas, já patentes no último duelo frente ao Chaves.


"O novo sistema tático dá mais segurança e cobertura defensiva, mas é pouco agressivo e pressionante no ataque, ainda para mais, sem um PL fixo", começou por referir, relembrando que Gonçalo Guedes foi o elemento mais avançado do Benfica, tendo ficado Arthur Cabral, Petar Musa e Casper Tengsted no banco.

Face aos problemas ofensivos que a nova disposição tática apresenta, Nuno Campilho sugere uma alteração que ofereceria maior poderio atacante ao sistema... "Penso que funcionaria melhor com dois laterais ofensivos, por exemplo, e atendendo aos jogadores disponíveis, com Jurásek à esquerda e Tiago Gouveia à direita, com Neves e Florentino no meio" .


"Quanto muito, seria admissível a manutenção de Aursnes à esquerda, pois dá mais equilíbrio à equipa. No entanto, sem ponta de lança e sem jogadores a irem à linha para criar desequilíbrios e cruzar para a área, torna-se difícil criar superioridade, sem prejuízo de ter sido visível um melhor controlo da transição defensiva adversária e uma melhor reação à perda, fruto da presença de mais jogadores na linha média", acrescentou.

"A equipa parece, ainda, estranhar este modelo, pois dá a ideia de tapar de um lado e de destapar do outro, para além de os três homens da frente, que entraram de início, terem sido muito pouco intensos, não conseguiram ultrapassar o bloco baixo do Chaves e nem sequer deram grandes soluções aos médios, dando-se demasiado à marcação. Faltaram linhas de passe, passes de rotura e mais velocidade, sobretudo no último terço do terreno, com evidência na 1.ª parte", fez notar.

Sem ponte de lança de raiz no onze inicial, Arthur Cabral entrou aos 46 minutos e esteve envolvido diretamente no primeiro golo do Benfica, atribuído pela Liga a Fredrik Aursnes. Para Nuno Campilho, "a entrada do Cabral para a 2.ª parte foi determinante para desmontarmos a linha defensiva flaviense". "E tivemos o João Neves, ainda que desperdiçado encostado à direita, a desbloquear o jogo", relembrou.

Apesar dos problemas notados, o novo sistema tático não é descartado por Nuno Campilho, referindo, no entanto, que se deve ter atenção às características dos 'atores' do mesmo. "É um modelo exequível, mas tem de ser mais trabalhado e, também, ter jogadores que estejam mais encaixados no mesmo".

Relembrando que desde que assumiu o comando técnico do Benfica, Roger Schmidt nunca havia tido tantos indisponíveis como agora, Nuno Campilho acredita que algumas das ausências poderão ter motivado à utilização do novo desenho tático: "Ainda que laterais ofensivos possam ser úteis a este modelo, percebe-se que a sua ausência, por lesão, ou por falta de forma, tenham potenciado a sua utilização, o que, nessa lógica, faz todo o sentido e demonstra a versatilidade - pouco conhecida - do treinador, para adaptar o modelo aos jogadores disponíveis".


Futebol

Ex Benfica conta que mudou de clube... Por causa de José Mourinho

Jogador com o passado ligado ao Clube da Luz concedeu uma entrevista recente, onde falou do impacto do treinador das águias na sua mudança

Jogador com o passado ligado ao Benfica concedeu uma entrevista recente, onde falou do impacto de José Mourinho na sua carreira
Jogador com o passado ligado ao Benfica concedeu uma entrevista recente, onde falou do impacto de José Mourinho na sua carreira

07 Out 2025 | 21:13 |

Icon Comentário0

Nemanja Matic relembrou, recentemente, a sua passagem pela Roma, e revelou que só se mudou para a capital italiana por causa de José Mourinho - que entrou num lote restrito no Benfica. O médio sérvio, que agora atua no Sassuolo, não guarda boas recordações da Direção do emblema italiano, e contou tudo sobre esse período.


"Tenho de começar pelo início de tudo. Deixei o Manchester United e escolhi a Roma por ser um projeto no qual podia ficar um par de anos. Recebi ofertas interessantes com três anos de contrato e não era mais um jovem", começou por explicar, citado pelo portal RomaPress.


O ex Benfica prosseguiu: "Depois o Mourinho chegou à Roma. Não aceitei de imediato porque era apenas um ano de contrato, mas depois de falar com Mourinho e o agente dele... Especialmente por ele eu escolhi a Roma e eles disseram-me: 'Assina e se tudo correr bem falamos sobre a renovação em janeiro' (...) Penso que joguei bem e estava feliz, mas em janeiro ninguém bateu à minha porta".


"Fiz eu próprio o contacto e eles disseram-me que se eu jogasse 50% dos jogos, eu iria renovar automaticamente. Mas isso não aconteceu. Era algo acordado no verão anterior. Portanto, senti que estava em constante julgamento, mas eu era um jogador experiente e merecedor do maior respeito. Em fevereiro disse-lhes que iria dar o máximo pela equipa até final, mas que sairia na época seguinte", explicou, de seguida, o médio sérvio que também coincidiu com José Mourinho no Chelsea e no Manchester United.

Terminou, com uma palavras para os fãs do clube italiano: "Decidi sair por mim. Dei tudo. O problema são as pessoas que prometem coisas e que não as cumprem. Senti falta de estabilidade e não me sentia confortável com aquilo. Eu fiz o meu melhor e sentia-me bem em campo. Senti o carinho dos adeptos, que me respeitaram mais do que o clube".



Futebol

Rui Costa esclarece adeptos do Benfica acerca do caso Conti: "Não houve alertas"

Presidente encarnado viu-se envolvido numa situação complicada com a justiça, devido a um negócio efetuado com a Rússia durante as sanções da Europa

Rui Costa, do Benfica, viu-se envolvido numa situação complicada com a justiça, devido a um negócio, por Conti
Rui Costa, do Benfica, viu-se envolvido numa situação complicada com a justiça, devido a um negócio, por Conti

07 Out 2025 | 20:58 |

Icon Comentário0

Rui Costa esclareceu todos os detalhes acerca do caso Conti, uma notícia que tem marcado a atualidade do Benfica. O Presidente encarnado esteve presente na cerimónia dos Portugal Football Globes, onde falou com a comunicação social presente no local, e aproveitou para detalhar a questão judicial.


"Muito à vontade com esta situação. A transferência foi aceite no TMS da FIFA, deu entrada numa conta bancária do Benfica, não houve alertas. É uma coisa muito simples de ser resolver. Os adeptos do Benfica não têm de estar preocupados, assim como eu não estou", começou por explicar Rui Costa.


O Presidente do Benfica prosseguiu: "Uma das coisas do meu mandato foi acabar com tudo o que se vinha a passar no Benfica, isto não tem a ver com crime. Centenas de empresas e clubes estão na mesma situação. Quando cedemos o jogador à Rússia, nem cobrámos dinheiro".


Depois, foi questionado sobre o comunicado do Benfica acerca do caso Conti: "Aquilo que é dito no comunicado não é da transferência do Benfica para o Lokomotiv, mas sim do Lokomotiv para a outra equipa. Fui alertado pela transferência, mas todo o processo não passa pelo presidente do Benfica".

"Claro que sei que as transferências existem porque é um ativo nosso. Há aqui uma explicação muito simples: quando temos um direito de preferência sobre o jogador, é óbvio que temos direito a uma opinião sobre isso", rematou Rui Costa, sobre o assunto que tem marcado a atualidade encarnada.



Futebol

Última hora! Villas-Boas garante que o Porto vai avançar com queixa contra o Benfica

Presidente do emblema do norte do país falou aos microfones da comunicação social, à margem da cerimónia dos Portugal Football Globes

Villas-Boas, do Porto, falou à comunicação social, à margem da cerimónia dos Portugal Football Globes, numa queixa contra o Benfica
Villas-Boas, do Porto, falou à comunicação social, à margem da cerimónia dos Portugal Football Globes, numa queixa contra o Benfica

07 Out 2025 | 20:44 |

Icon Comentário0

André Villas-Boas garantiu que o Porto vai avançar com uma queixa à FPF, contra Vangelis Pavlidis, devido a um lance com Gabri Veiga, no clássico que o Benfica disputou no último clássico, dia 5 de outubro. O Presidente do emblema do norte deu a notícias em primeira mão.


André Villas-Boas encontra-se na cerimónia dos Portugal Football Globes, onde se vão homenagear as maiores figuras do futebol português no último ano. O Presidente do Porto falou com a comunicação social presente no local, e abordou o último clássico. 


Questionado sobre alguns lances de arbitragem, disse o seguinte: "Acho mais grave a agressão do Pavlidis do que propriamente o penálti sobre o Deniz Gul. O penálti é um lance que tem que ser ajuizado. Na minha opinião o VAR falha em toda a linha, porque tem que chamar o árbitro para analisar de novo o lance".


"Lamento que não o tenha feito. A agressão do Pavlidis é grave e o FC Porto irá proceder com uma queixa sobre essa agressão, porque é violenta e poderia ter criado muitos mais danos ao nosso atleta. O VAR, imediatamente, devia ter intervido sobre esse caso", atirou, de seguida, André Villas-Boas.

Relembrar que Benfica e Porto se encontraram, no último domingo, no estádio do dragão, para o clássico referente à oitava jornada da Liga Portugal Betclic. Águias e dragões terminaram a partida empatados a zero, o que deixou a diferença entre os dois clubes cifrada nos quatro pontos, com vantagem para os azuis e brancos.


Confira, aqui, as declarações de Villas-Boas:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Eleições do Benfica: Saiba tudo sobre a apresentação da lista João Noronha Lopes
Futebol

Eleições do Benfica: Saiba tudo sobre a apresentação da lista João Noronha Lopes

07 Out 2025 | 20:32

Icon Comentário0
Candidato do Benfica fala em investimento de 400 milhões caso ganhe as eleições
Futebol

Candidato do Benfica fala em investimento de 400 milhões caso ganhe as eleições

07 Out 2025 | 20:16

Icon Comentário0
Benfica perde com a Juventus na Liga dos Campeões com golo ao cair do pano
Futebol

Benfica perde com a Juventus na Liga dos Campeões com golo ao cair do pano

07 Out 2025 | 19:40

Icon Comentário0