Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

EXCLUSIVO GLORIOSO 1904 - NOVA FÓRMULA DO BENFICA DE ROGER SCHMIDT E OS DESAFIOS QUE A MESMA PROPORCIONA NA VISÃO DE NUNO CAMPILHO

Disposição tática experimentada pelo técnico dos encarnados na última terça-feira tem dado resultados, mas falta de poderio ofensivo preocupa adeptos para os desafios que se seguem

Glorioso 1904
Glorioso 1904

  |

Icon Comentário0

A equipa do Benfica deslocou-se ao Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira para medir forças com o Chaves. As águias de Roger Schmidt acabaram por vencer, por 2-0, o duelo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional. Os golos foram apontados por Fredrik Aursnes (59’) e João Mário (80’ g.p). Veja aqui como decorreu a partida.


Com fantasmas do passado na cabeça, o treinador alemão optou por apostar no mesmo onze do duelo frente ao Arouca, onde os encarnados sairam a sorrir, na Taça da Liga. Com um resultado de novo favorável às águias, continua a faltar pendor ofensivo à equipa, algo que preocupa os Benfiquistas para os exigentes desafios que se avizinham.


O Glorioso 1904 esteve à conversa com o conhecido adepto do Benfica, Nuno Campilho, sobre a nova disposição tática do grupo de Roger Schmidt, as suas vantagens e os seus problemas, já patentes no último duelo frente ao Chaves.


"O novo sistema tático dá mais segurança e cobertura defensiva, mas é pouco agressivo e pressionante no ataque, ainda para mais, sem um PL fixo", começou por referir, relembrando que Gonçalo Guedes foi o elemento mais avançado do Benfica, tendo ficado Arthur Cabral, Petar Musa e Casper Tengsted no banco.

Face aos problemas ofensivos que a nova disposição tática apresenta, Nuno Campilho sugere uma alteração que ofereceria maior poderio atacante ao sistema... "Penso que funcionaria melhor com dois laterais ofensivos, por exemplo, e atendendo aos jogadores disponíveis, com Jurásek à esquerda e Tiago Gouveia à direita, com Neves e Florentino no meio" .


"Quanto muito, seria admissível a manutenção de Aursnes à esquerda, pois dá mais equilíbrio à equipa. No entanto, sem ponta de lança e sem jogadores a irem à linha para criar desequilíbrios e cruzar para a área, torna-se difícil criar superioridade, sem prejuízo de ter sido visível um melhor controlo da transição defensiva adversária e uma melhor reação à perda, fruto da presença de mais jogadores na linha média", acrescentou.

"A equipa parece, ainda, estranhar este modelo, pois dá a ideia de tapar de um lado e de destapar do outro, para além de os três homens da frente, que entraram de início, terem sido muito pouco intensos, não conseguiram ultrapassar o bloco baixo do Chaves e nem sequer deram grandes soluções aos médios, dando-se demasiado à marcação. Faltaram linhas de passe, passes de rotura e mais velocidade, sobretudo no último terço do terreno, com evidência na 1.ª parte", fez notar.

Sem ponte de lança de raiz no onze inicial, Arthur Cabral entrou aos 46 minutos e esteve envolvido diretamente no primeiro golo do Benfica, atribuído pela Liga a Fredrik Aursnes. Para Nuno Campilho, "a entrada do Cabral para a 2.ª parte foi determinante para desmontarmos a linha defensiva flaviense". "E tivemos o João Neves, ainda que desperdiçado encostado à direita, a desbloquear o jogo", relembrou.

Apesar dos problemas notados, o novo sistema tático não é descartado por Nuno Campilho, referindo, no entanto, que se deve ter atenção às características dos 'atores' do mesmo. "É um modelo exequível, mas tem de ser mais trabalhado e, também, ter jogadores que estejam mais encaixados no mesmo".

Relembrando que desde que assumiu o comando técnico do Benfica, Roger Schmidt nunca havia tido tantos indisponíveis como agora, Nuno Campilho acredita que algumas das ausências poderão ter motivado à utilização do novo desenho tático: "Ainda que laterais ofensivos possam ser úteis a este modelo, percebe-se que a sua ausência, por lesão, ou por falta de forma, tenham potenciado a sua utilização, o que, nessa lógica, faz todo o sentido e demonstra a versatilidade - pouco conhecida - do treinador, para adaptar o modelo aos jogadores disponíveis".


Futebol

Exclusivo Glorioso 1904 - Com contrato a expirar, Rui Costa planeia renovação de craque do Benfica

Futebolista termina o vínculo com o Clube da Luz brevemente e os dirigentes encarnados já estão a colocar mãos à obra

Rui Costa quer renovar com craque do Benfica - Exclusivo Glorioso 1904
Rui Costa quer renovar com craque do Benfica - Exclusivo Glorioso 1904

  |

Icon Comentário0

Anna Gasper é o dossiê em cima da mesa do Benfica. Neste Exclusivo Glorioso 1904 damos conta do plano dos dirigentes encarnados para a médio da equipa de futebol feminino do Clube. Segundo apurou o nosso Jornal, Rui Costa pretende renovar contrato com a atleta alemã


De acordo com informações recolhidas, em exclusivo, pelo Glorioso 1904, a médio é vista como uma peça-chave para as Inspiradoras e, como o vínculo expira em 2025, os responsáveis da Luz já estarão a tratar de prolongar a ligação com a futebolista germânica.  


Em janeiro de 2023, a futebolista alemã não escondeu a felicidade por assinar com o Benfica. "Posso jogar nas alas, tanto na defesa como no ataque. Sou rápida, faço bons passes e penso que posso ajudar o Benfica. Sinto-me confortável. Penso que posso aprender muito e tenho o privilégio de dar este novo passo na minha carreira", afirmou em entrevista aos meios do Clube da Luz. "Tenho o privilégio de dar este passo. Quero jogar a Liga dos Campeões e ganhar muitos troféus. Estou muito feliz por estar aqui e vou dar tudo por este Clube", atirou a médio. 


Anna Gasper - que enverga o Manto Sagrado desde a temporada 2022/23 - já foi opção para Filipa Patão em seis embates, nesta época: dois na Liga dos Campeões Feminina, dois no Campeonato Nacional e ainda dois na Supertaça Feminina. A futebolista disputou 445 minutos. Em 2023/24, a atleta alinhou em 47 partidas, tendo somado 11 assistências de águia ao peito. 

Antes de rumar ao Benfica, Anna Gasper passou por várias formações, tais como o Austria Wien, USC Landhaus, FC Altera Porta, Turbine Potsdam e Bayern Leverkusen. No total, pelo Glorioso, a atleta soma já 62 jogos, um golo e 11 assistências. 



Futebol

Bruno Lage tem 'berbicacho' à vista para a deslocação do Benfica ao Boavista

Encarnados, recorde-se, vão defrontar as panteras depois de terem batido o Estrela Vermelha em jogo da Liga dos Campeões

Bruno Lage tem dor de cabeça para o Boavista - Benfica
Bruno Lage tem dor de cabeça para o Boavista - Benfica

  |

Icon Comentário0

Parece que a lesão de Alexander Bah, que saiu inconsolável do duelo com o Estrela Vermelha, vai mesmo dar uma 'dor de cabeça' a Bruno Lage. Na sequência de um lance disputado com Olayinka, o lateral direito do Benfica percebeu logo a gravidade da lesão e pediu a entrada em campo da equipa médica das águias com urgência.


Alexander Bah, que ficou com um corte na zona do joelho, acabou por deixar o relvado de maca e em lágrimas, sendo que no banco o internacional pela Dinamarca foi consolado pelos colegas e pela equipa técnica.


Os encarnados ainda não divulgaram qualquer informação sobre a lesão do defesa do Benfica, mas é certo que o lateral dinamarquês estará em dúvida para a deslocação do Glorioso ao reduto do Boavista. As águias vão medir forças com as panteras na próxima segunda-feira, 23 de setembro. 


Recorde-se que, no final do encontro, Bruno Lage falou sobre a lesão do internacional dinamarquês: "Ainda não tenho nenhuma informação concreta", revelou o técnico das águias, que se viu ‘obrigado’ a lançar Issa Kaboré no encontro, que fez a sua estreia pelo Glorioso.

Em 2023/24, com a camisola o Benfica, Alexander Bahavaliado em 13 milhões de euros – alinhou em 32 partidas: 19 na Liga Portuguesa, seis na Liga Europa, três na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal e uma na Supertaça Cândido de Oliveira. O atleta totalizou 2.452 minutos, onde marcou dois golos e fez quatro assistências. No que toca à presente temporada, o lateral já foi opção em seis partidas, somando 486 minutos e duas assistências.


O defesa dinamarquês chegou ao Benfica no início de 2022, deixando o Slavia Praga por 8 milhões de euros. Ao todo, de águia ao peito, o lateral já fez 80 partidas, onde apontou três tentos e somou 12 passes para golo, conquistando uma Liga Portuguesa e uma Supertaça Cândido de Oliveira.


Futebol

Ex Benfica jogou com Ronaldinho, mas atira: "Ter sido comparado ao Rui Costa para mim era ‘uau’"

Antigo jogador do Clube encarnado relembra quando a imprensa o assemelhou ao Maestro, numa entrevista ao jornal A Bola

Antigo atleta do Benfica morria de amores por Rui Costa
Antigo atleta do Benfica morria de amores por Rui Costa

  |

Icon Comentário0

Hugo Leal, antigo jogador do Benfica e também do PSG, concedeu uma entrevista ao jornal A Bola, antes do lançamento do seu livro 'Não é só futebol(,) estúpido'. Entre vários tópicos abordou o tema de quando foi comparado a Rui Costa, como jogador, dando ainda a sua opinião relativamente à liderança do agora dirigente como Presidente do Glorioso.


"Ter sido comparado ao Rui Costa, naquela altura, para mim era ‘uau’"


"É normal que, sempre que vai surgindo um jogador, as pessoas, os treinadores, a Imprensa, procurem associar aquele sistema de jogo a alguém que possa ter sido bom. Eu ter sido comparado ao Rui Costa, naquela altura, para mim era ‘uau’. Eu era fã do Rui Costa à séria, achava que era o melhor jogador da sua posição em Portugal e quando nós ouvimos isto na Imprensa cai-nos a baba", começou por dizer o antigo jogador do Benfica.


Hugo Leal afirmou ainda que as suas pessoas mais próximas foram importantes para manter 'os pés na terra': "Mas a família sempre me centrou, é importante. Disse-me 'Hoje julgam-te parecido com o Rui Costa, mas a vida dá muitas voltas'. Vai-nos mantendo com os pés no chão. Mas claro, um orgulho grande em ser comparado com uma figura como o Rui Costa, mas a desejar criar uma imagem própria, que as pessoas a admirassem como o Hugo Leal."

O antigo jogador concluiu, afirmando que não acompanha muito o futebol e não consegue opinar sobre a direção de Rui Costa apesar de gostar muito da sua pessoa: "É uma vergonha dizer isto, mas até mesmo a Seleção, estou muito ausente do futebol profissional. E quando me perguntam sobre o Rui Costa, estou um bocadinho disperso. É uma pessoa de quem gosto muito, presumo que possa estar a fazer bem, reconheço-lhe capacidade para isso, aquele lado da admiração, no entanto, não acompanho e, portanto, quando me perguntam se ele se está a safar, fico ali um bocadinho perdido, porque nem sei os resultados desportivos que está a ter o Benfica."


Na temporada 1998/99, Hugo Leal realizou 35 jogos pela equipa principal do Benfica. Ao lado de nomes como Nuno Gomes ou João Pinto, o antigo futebolista apontou três golos e fez três assistências.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Após estreia pelo Benfica, há quem garanta que Issa Kaboré "não está altura de Bah"
Futebol

Após estreia pelo Benfica, há quem garanta que Issa Kaboré "não está altura de Bah"

 

Icon Comentário0
Estrela Vermelha - Benfica valeu 'puxão de orelhas' a... Benjamín Rollheiser
Futebol

Estrela Vermelha - Benfica valeu 'puxão de orelhas' a... Benjamín Rollheiser

 

Icon Comentário0
Christy Ucheibe vai desfalcar Inspiradoras do Benfica e já é conhecido o tempo de paragem
Futebol

Christy Ucheibe vai desfalcar Inspiradoras do Benfica e já é conhecido o tempo de paragem

 

Icon Comentário0