
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
O especialista em análise futebolistica, Rafael Silva, da ProScout,esteve à conversa com o jornal Record, onde desenvolveu uma tese sobre os erros de Roger Schmidt no sistema de três defesas-centrais, que o alemão aplicou recentemente na equipa do Benfica.
"Ele jogou algumas vezes por dentro e Di María por fora, pelo que em alguns momentos notou-se falta de profundidade nesse corredor. Neste sentido e na ausência de Bah [lesionado], Aursnes poderá ser a opção", começa por avaliar a decisão de colocar João Neves como ala direito.
Fomenta ainda que Tiago Gouveia pode ter as qualidades certas para a posição: "Tiago Gouveia também poderá ser uma escolha para esta posição tendo em conta as suas características e poderá dar ainda outra qualidade e verticalidade ofensiva. Resta saber se defensivamente consegue cumprir".
O especialista olha ainda à titularidade no corredor esquerdo: "Acabam por estar mais protegidos defensivamente e podem ter mais espaço para se aventurar ofensivamente. Depende muito se Shchmidt vai querer continuar a utilizar apenas dois médios ou não".
"Aursnes e João Neves parecem-me jogadores essenciais neste meio-campo para equilibrarem e principalmente pelo raio de ação que têm. Sentiu-se, em alguns momentos do jogo com o Arouca, o grande espaço entre os setores no Benfica, provocado sobretudo pelas características de João Mário e Florentino, que num meio-campo a dois sentiram algumas dificuldades", acrescenta Rafael Silva.
Termina fomentando quem seria o melhor ponta-de-lança para este sistema: "Os avançados mais posicionais e de área podem perder algum espaço. Com este sistema é importante ter jogadores dinâmicos e que durante o jogo consigam dar coisas diferentes a depender do momento do jogo. Aí, Rafa, Gonçalo Guedes, Di Maria e até o próprio João Mário têm essa capacidade".
Internacional português da turma de Bruno Lage esteve a excelente nível no Mundial de Clubes e desperta o interesse de diversos gigantes europeus
|
50 milhões de euros: é este o valor que os responsáveis do Benfica definiram para a venda António Silva. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso Jornal revela que o internacional português, que fez um brilharete no Mundial de Clubes, conta com alguns dos principais gigantes do futebol europeu interessados na sua contratação.
De acordo com informações apuradas junto de fonte próxima do processo, já existiram algumas sondagens informais por António Silva, nomeadamente tentando perceber qual o montante que as águias desejam. A resposta da estrutura do Benfica foi perentória: 50 milhões de euros ou nada feito.
Após uma temporada de altos e baixos, António Silva aproveitou a participação do Benfica no Mundial de Clubes para dar nas vistas. Nos quatro encontros da turma de Bruno Lage na competição, o defesa-central realizou 386 minutos de um total possível de 390, sendo um dos melhores do Clube da Luz.
Apesar de Rui Costa querer segurar António Silva, o internacional português termina contrato em 2027 e o valor estipulado seria um tremendo encaixe para o Clube da Luz. A verdade é que o tempo joga a favor do atleta, que é agenciado por Jorge Mendes, e, pelo menos nesta fase, não quer falar na eventual renovação, preferindo aguardar por eventuais sondagens que cheguem aos encarnados.
Com o prolongamento do vínculo de de Nicolás Otamendi, o Benfica ganhou alguma margem no que ao centro da defesa diz respeito. A contratação de Amar Dedic - que deve ser oficializada em breve - arrasta Tomás Araújo para a sua posição de origem, o que pode vir a facilitar a saída de António Silva. O jovem Adrian Bajrami também espreita a sua oportunidade.
Em 2024/25, com a camisola do Benfica, António Silva – avaliado em 32 milhões de euros – realizou 46 encontros: 23 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, quatro no Mundial de Clubes e três na Taça da Liga. Nos 4.063 minutos que disputou, o central marcou dois golos e fez duas assistências.
Futebolista dos encarnados vai, segundo a imprensa, 'reforçar' o estaleiro, depois da saída dos vermelhos e brancos do Mundial de Clubes
|
Afinal há novidades quanto ao estado de Renato Sanches. Depois da saída do Benfica do Mundial de Clubes, Bruno Lage volta a receber mais uma má notícia, uma vez que, segundo os mais recentes rumores, o médio ficou de fora do duelo com o Chelsea devido a uma lesão muscular.
De acordo com informações avançadas pelo jornal Correio da Manhã, nesta segunda-feira, 30 de junho, o futebolista de Bruno Lage, que finda hoje o empréstimo com os encarnados, contraiu uma "pequena lesão muscular". A mesma fonte revela ainda que Renato Sanches deverá ficar de fora dos relvados duas a três semanas.
Assim sendo, segundo adianta o diário acima mencionado, Renato Sanches, caso continue a envergar o Manto Sagrado do Benfica, poderá estar apto para disputar a final da Supertaça. Os pupilos de Bruno Lage vão medir forças com o Sporting, no Algarve, a 31 de julho, disputando o troféu que marca o início da época 2025/26.
Recorde-se que, Bruno Lage garantiu que o camisola 85 ficou de fora do duelo com o Chelsea por "fadiga" e não devido a lesão. "Se não tivemos de colocar o Florentino em risco há três dias, hoje optamos por não jogar com o Renato. Está a fazer uma nova pré-época. Não há lesão, mas fadiga. Tem sido o habitual".
"Definimos o melhor onze para cada jogo. Temos alterado o onze em função daquilo que achamos ser a melhor estratégia e neste momento da época e não quero colocar ninguém em risco", disse o treinador do Clube da Luz, que vê, esta segunda-feira a informação ser 'desmentida' pela imprensa nacional.
Na temporada de 24/25, com a camisola do Benfica, Renato Sanches – atualmente avaliado em 3 milhões de euros – realizou 21 encontros: 10 na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, três na Taça da Liga, três no Mundial de Clubes e um na Taça de Portugal. Nos 635 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o médio marcou um golo, diante do Auckland City.
Extremo campeão do mundo vai rumar ao Rosario Central, depois de ter feito a sua última dança de águia ao peito no duelo com o Chelsea
|
Ángel Di María, que concedeu uma entrevista aos meios de comunicação do Benfica, revelou que Rui Costa desempenhou um papel importante no seu regresso à Catedral na temporada 2023/24. O extremo campeão do mundo falou sobre a sua relação com o Maestro, deixando ainda uma mensagem de agradecimento ao Líder das águias.
Ángel Di María: "Ele teve toda a importância no meu regresso porque foi ele quem iniciou tudo para que eu voltasse"
"Ele teve toda a importância no meu regresso porque foi ele quem iniciou tudo para que eu voltasse. Tinha decidido deixar a Juventus e no ano anterior ele já tinha falado comigo, queria que viesse. Não tivemos muito que conversar, foi uma única conversa e vim", começou por dizer o camisola 11 do Clube da Luz.
Fideo, que vai rumar ao Rosario Central, revelou uma conversa com o Maestro da Catedral: "Disse-lhe que o que queria era voltar a vestir a camisola do Benfica, voltar a ser feliz em Lisboa e mostrar às minhas filhas onde tudo começou quando tinha 18 anos. Foram dois anos maravilhosos e obrigado ao Rui".
Por fim, Di María garantiu que tem uma relação de "pai/filho" com Rui Costa. "Como ele disse uma vez, uma relação pai/filho. Quando cheguei ele tinha voltado ao Benfica para se retirar e adotei-o como pai. Ajudou-me muito, aprendi muito com ele. E desde esse dia temos a mesma relação, continuamos a rir juntos, a conversar sobre futebol, sobre muitas coisas. O carinho que tenho por ele é muito grande, como seguramente é o dele por mim. Estou-lhe agradecido pela minha primeira passagem por aqui, porque ajudou-me a crescer, e por esta segunda vez por me abrir as portas para poder regressar. Todas as palavras de agradecimento e espero que no futuro possa voltar e continuarmos a ter a relação que temos", concluiu.
Ángel Di María: "Quando cheguei ele tinha voltado ao Benfica para se retirar e adotei-o como pai. Ajudou-me muito, aprendi muito com ele"
Em 2024/25, com o Manto Sagrado do Benfica, Ángel Di María - atualmente avaliado em 2 milhões de euros - realizou 43 partidas oficiais. Nos 2.822 minutos que esteve em campo, Fideo assinou 19 golos e fez nove assistências para os companheiros de equipa. O extremo argentino deixa o Clube da Luz como um dos ídolos das águias e um legado eterno com a camisola 11.
Confira as palavras de Di María sobre o Benfica: