Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp
Seguir

Clube

Exclusivo Glorioso 1904 - João Diogo Manteigas prepara 'revolução' no Benfica: "Desinvestir naquilo que são as contratações caras"

Em conversa com o nosso Jornal, o candidato à Presidência abordou vários temas, nomeadamente a carência de títulos face ao investimento do Clube

Glorioso 1904
Glorioso 1904

15 Set 2024 | 19:00 |

Icon Comentário0

João Diogo Manteigas tem uma visão diferente que promete 'revolucionar' as modalidades do Benfica. Em entrevista exclusiva ao Glorioso 1904, o candidato à Presidência das águias garantiu que considera melhor "desinvestir" e passar "a apostar na formação". O Benfiquista acredita que há claramente uma situação preocupante no andebol e no futsal, que mesmo com um grande investimento, continuam a carecer de títulos.


"Há modalidades que me deixam preocupado. O futsal e o andebol são duas modalidades que me deixam muito preocupado."


Glorioso 1904 (G). Qual é o papel das modalidades na sua visão para o Benfica? Como pretende apoiar e desenvolvê-las?


João Diogo Manteigas (JDM). Pergunta difícil. Vou ser muito honesto. O Clube tem um problema financeiro tão ou mais grave que a SAD. As contas e os orçamentos do Clube, olhe, nem sei se a Direção entende que o orçamento foi aprovado no passado mês de junho, ainda não disseram nada, estamos à espera que venham dizer qualquer coisa. O Clube tem de facto um orçamento elevado para as modalidades, temos muitas modalidades e acho que se devem manter as modalidades. Temos, felizmente, um sucesso brutal naquilo que é o feminino, e, portanto, aí há pouco a fazer, parece-me que está a correr bem, não se mexe. Naquilo que corre bem, não se mexe.

Há modalidades que me deixam preocupado. O futsal e o andebol são duas modalidades que me deixam muito preocupado. O investimento é elevado, isso percebe-se. Mesmo que eu faça a divisão do orçamento, o dinheiro que é investido é elevado e não vejo esse retorno desportivo.


O voleibol é um caso de sucesso, há muito pouco a dizer, temos uma estrutura espetacular, temos um treinador espetacular e, portanto, tem vindo a fazer as alterações sempre com sucesso e o Benfica é dominador no voleibol. No futsal, de facto, temos ali um problema para resolver, que é resolvido com formação. De uma vez por todas o Benfica, se calhar, é melhor desinvestir, apostar na formação, meter miúdos a jogar, nunca acabar com a modalidade.

" De uma vez por todas o Benfica, se calhar, é melhor desinvestir, apostar na formação, meter miúdos a jogar, nunca acabar com a modalidade."

O andebol é mais complexo. Não somos campeões desde 2008, é verdade, ganhámos uma taça pelo meio, a Taça EHF, que é de extrema importância, que é um ícone internacional, mas mesmo assim não há estabilidade absolutamente nenhuma no andebol. Mais a mais, tivemos um caso grave, enfim, até judicial, relacionado com o andebol e que causa ainda alguma celeuma, isso é visível nas Assembleias Gerais. Há muitas pessoas, há muitos sócios que vão lá perguntar o que é que se passa com o andebol, como é que está o processo do andebol, houve despedimentos no andebol, e, portanto, alguma coisa tem que ser feita relativamente ao futsal e ao andebol. Não podem continuar assim.

O hóquei e o basquetebol são duas modalidades que vão ganhando, têm estabilidade. Nós temos contratado valores, ainda agora fui ver o basquetebol contra o Real Madrid, em Badajoz, temos ali jogadores que são interessantes, fizemos ali algumas contratações caras, percebe-se. Mas quer dizer, a nossa realidade não é a realidade de Espanha. O Benfica consegue ter uma equipa competitiva, e que pode baixar ali o custo competitivo em Portugal. No hóquei, e o Benfica é uma referência mundial, quer dizer, sempre tivemos os melhores jogadores do mundo no Benfica, o nosso campeonato é dos melhores do mundo também, mas falta alguma coisa transversal nas modalidades, temos pouca formação, muito honestamente. Vejo isso no feminino, que é engraçado. Nas modalidades do feminino, apostamos muito na formação, se calhar até por uma necessidade de falta de investimento, não há dinheiro, não há receita, não há patrocinadores.

Não vejo isso replicado no modelo dos masculinos. Vejo muito investimento, muito rápido, e não vejo a relação com quem patrocina as modalidades, e não vejo qual é a relação, não consigo ver o ganho que esses patrocinadores têm, porque não há sucesso desportivo, sobretudo naquelas modalidades.

G. O Benfica tem um orçamento bastante superior aos principais rivais nas várias modalidades. Contudo, os resultados não são condizentes com o nível de investimento. Como pretende alterar esta situação?

JDM. Desinvestir naquilo que são as contratações pesadas e caras. Vou-lhe dar um exemplo. O hóquei, agora, que é uma modalidade em que não estamos mal, contrata dois jogadores, um deles é um regresso ao Benfica, mas contrata um jogador conhecidíssimo, muito bom, por um milhão de euros a cinco anos, salvo erro. Há que perceber qual é a necessidade. É verdade que é uma referência, é um ótimo jogador, ninguém coloca isso em causa. Mas a projeção e o projeto desportivo passa por ter jogadores de identidade do Benfica, que conheçam a casa, que vão progredindo. Damos essa oportunidade e eles de certeza vão reembolsar-nos desportivamente, por assim dizer, da oportunidade que lhes demos. Portanto, a mesma premissa que é aplicada no futebol tem que ser também nas modalidades.

Portanto, a formação é a base de tudo e nós temos que promover esses jogadores. O Benfica tem que ter jogadores a nível internacional com essa chancela, com a marca Benfica. Isso em determinadas modalidades não se faz, o que me leva à dúvida sobre o dinheiro (investido).

"A formação é a base de tudo e nós temos que promover esses jogadores"

O Benfica quando tem que contratar esses jogadores, esses atletas têm que ter financiamento em algum lado. O Benfica, Clube, que é quem gera as modalidades, não é uma estrutura societária. Portanto, aquilo anda tudo à volta de receitas de liberalidades e donativos, patrocínios.

Portanto, o orçamento do Benfica Clube tem que ser feito com base na projeção de receitas que vai ter a nível de patrocínios. Isto é um bocado estranho. Nós criamos, efetivamente, uma estrutura mais profissionalizada. Já nem digo modelo de gestão, porque não sei qual é o modelo de gestão das modalidades. Já pedi muitas vezes ao Benfica para me explicar qual é o modelo de gestão aplicado hoje nas modalidades. Nunca me deram, nunca mostraram, não faço ideia de qual é que é.

Sei que há team managers, sei que há diretores intermédios, mas não sei quem que manda em quem, quem que gera quem, não faço ideia. Portanto, como não há essa transparência, tenho muita dificuldade em responder-lhe se é sustentável. No final do dia, acho que não é sustentável. Porquê?

Porque olho para as contas do Clube, olho para as contas do Clube e vejo que o buraco financeiro é enorme. Portanto, aquilo também não é rentável, não gera receita para pagar a despesa. E continuo a ver que o investimento é grande, em contratações de atletas já consumados, já profissionalizados… o dinheiro vem de onde?

G. Tem planos para expandir as modalidades praticadas pelo clube?

JDM. Tenho. O que gostava era que houvesse uma maior ligação entre aquilo que é o feminino e o masculino para perceber até conceitos de modelo de gestão. Vamos lá ver, estamos sempre confrontados com a questão do ciclismo, por exemplo, aquela modalidade que devia reaparecer, temos esse símbolo até completamente definido e é público, mas enquanto não entramos lá, não reestruturarmos tudo, temos pelo menos de estancar a hemorragia que acontece no financeiro, que é pensar porque é no Clube.. Primeiro temos que reorganizar o modelo, metê-lo a funcionar e depois disso conseguimos pensar numa expansão, mas enquanto não conseguimos estabilizar o que é necessário estabilizar, não vale a pena pensar em expansão. Temos que aguentar o Benfica de forma a que o Benfica continue a ganhar. Há aqui coisas pontuais que podem ser feitas. No futsal e no andebol é perfeitamente possível fazê-lo.

Agora, precisamos de tempo também, não é? Mas não estou aqui a dizer que precisamos de oito ou 12 anos. Quatro anos é perfeitamente suficiente para conseguirmos mostrar que é perfeitamente possível ter uma gestão diferente. 

"Enquanto não conseguimos estabilizar o que é necessário estabilizar, não vale a pena pensar em expansão"

Confira aqui as declarações de João Diogo Manteigas: 


Entrevista exclusiva de João Diogo Manteigas ao Glorioso 1904:

 - Parte 1: Exclusivo Glorioso 1904 - “Tenho a certeza que Noronha Lopes e Benitez vão-me apoiar”

 - Parte 2: Exclusivo Glorioso 1904 – João Diogo Manteigas: “Não tenho Bruno Lage como uma pessoa de pulso forte”

- Parte 3: Exclusivo Glorioso 1904 – João Diogo Manteigas fala em “amadorismo” na gestão da SAD: “Benfica está constantemente a precisar de dinheiro”

- Parte 4: Exclusivo Glorioso 1904 – João Diogo Manteigas perentório: “Seria fácil manter João Neves no Benfica”

- Parte 5: Exclusivo Glorioso 1904 - João Diogo Manteigas prepara 'revolução' no Benfica: "Desinvestir naquilo que são as contratações caras"

 - Parte 6: Exclusivo Glorioso 1904 – João Diogo Manteigas rejeita ideia de vieirismo no Benfica: “Rui Costa é outra coisa (…) mas modelo é igual”

 - Parte 7: Exclusivo Glorioso 1904 – Quem é João Diogo Manteigas que se candidata à Presidência do Benfica

- Parte 8: Exclusivo Glorioso 1904 – Rui Costa? João Diogo Manteigas sem ‘papas na língua’: “Indecisão”


Clube

Rui Costa e Frederico Varandas lado a lado no Benfica - Sporting? Há novas informações

Protocolo presidencial para o dérbi eterno já está definido. Saiba onde vão sentar-se os líderes dos dois rivais no Estádio da Luz na próxima sexta-feira

Rui Costa e Frederico Varandas ficarão na Tribuna Presidencial. Relação entre os presidentes de Benfica e Sporting mantém-se cordial
Rui Costa e Frederico Varandas ficarão na Tribuna Presidencial. Relação entre os presidentes de Benfica e Sporting mantém-se cordial

04 Dez 2025 | 07:39 |

Icon Comentário0

O Sport Lisboa e Benfica já fechou os detalhes protocolares para a receção à comitiva leonina no próximo dérbi. Ao contrário do que o clima de tensão que se vive no futebol português poderia fazer prever, a decisão tomada pela estrutura encarnada para a Tribuna Presidencial revela uma normalidade institucional.


Onde vão sentar-se os presidentes? Rui Costa vai ocupar o seu lugar habitual no camarote Presidencial do Estádio da Luz. Por sua vez, Frederico Varandas irá sentar-se nos lugares indicados pelos encarnados, devidamente reservados para a direção visitante na mesma zona.


Como está a relação entre os dirigentes? Apesar do ambiente crispado que envolve o futebol nacional, com trocas de galhardetes frequentes entre clubes, a relação pessoal e institucional entre Rui Costa e Frederico Varandas é descrita como cordial. Os presidentes de Benfica e Sporting têm sabido separar as águas, mantendo o respeito mútuo fora das quatro linhas.


Apesar da normalidade nas relações institucionais entre os clubes, o Benfica não ficou agradado com a nomeação de António Nobre para o dérbi. É que foi este mesmo árbitro que optou por não reverter uma alegada grande penalidade de Nicolás Otamendi no empate a duas bolas diante do Arouca, que viria a ser decisivo para as contas do título.

O Benfica – Sporting está agendado para a próxima sexta-feira, 4 de novembro, às 20h15, no Estádio da Luz. O dérbi eterno, relativo à 13.ª jornada da Liga Portugal Betclic, terá transmissão na BTV e é essencial para as aspirações da turma de José Mourinho - que contará com importante regresso - na luta pelo título, que está a três pontos dos leões e seis do Porto.


Perguntas frequentes sobre o Benfica – Sporting:

  • Rui Costa e Frederico Varandas vão estar juntos? Sim, ambos ficarão na Tribuna Presidencial.
  • Como é a relação entre Rui Costa e Frederico Varandas? Presidentes de Benfica e Sporting são cordiais.
  • Onde se vai sentar o presidente do Sporting? Nos lugares indicados pelo Benfica na Tribuna.
  • Quando é o Benfica – Sporting? Sexta-feira, 5 de dezembro, 20h15


Clube

Rui Costa convoca Assembleia Geral para discutir o Benfica District

Através de um comunicado partilhado no site oficial, Mesa da Assembleia Geral decretou que Sócios se vão reunir para apreciar e votar projeto

Na tarde desta quarta-feira, o Benfica emitiu um comunicado onde Rui Costa faz um anúncio importante sobre o Benfica District
Na tarde desta quarta-feira, o Benfica emitiu um comunicado onde Rui Costa faz um anúncio importante sobre o Benfica District

03 Dez 2025 | 20:24 |

Icon Comentário0

O Benfica District vai ser discutido numa Assembleia Geral Extraordinária. A informação surgiu na tarde desta quarta-feira, 3 de dezembro, quando a Direção, liderada por Rui Costa, revelou que o projeto apresentado pela estrutura encarnada será votado na referida reunião, que ficou agendada para 3 de janeiro de 2026.


A dita Assembleia Geral Extraordinária, como o próprio Benfica a denominou, vai decorrer dentro de um mês e terá lugar no Pavilhão n.º 2 da Luz. Segundo o comunicado enviado pela Mesa da Assembleia Geral das águias, o ponto de trabalho será a apreciação e consequente votação do Benfica District.


O Benfica District consiste num projeto de requalificação do Estádio da Luz e de toda a sua zona envolvente, focado em desporto, cultura, lazer e receitas extradesportivas, com conclusão prevista para perto de 2030. O plano foi apresentado aos Sócios poucos meses antes das eleições, que decorreram entre 25 de outubro e 8 de novembro.


A ideia central é modernizar a infraestrutura, criar novas valências e reforçar a sustentabilidade financeira do clube, sem alterar a essência do Estádio da Luz nem da sua envolvente. Este é um dos projetos que Rui Costa tem em mente — ao mesmo tempo, o Presidente quer acelerar o tema dos direitos televisivos.

Entre as principais novidades, o plano prevê a construção de novos pavilhões, uma arena multiusos, uma nova praça cívica e unidades comerciais, hoteleiras e residenciais, com um investimento estimado a rondar os 220 milhões de euros. Está previsto que a Assembleia Geral Extraordinária seja transmitida no site oficial do Benfica.



Clube

Rui Costa deixa recado a André Villas-Boas após ataque do Porto ao Benfica

Presidente do Clube da Luz não deixou rival sem resposta após a reunião na Liga. Votação esmagadora serviu para reforçar isolamento dos dragões

Porto, de Villas-Boas, alegou união entre Benfica de Rui Costa e Sporting de Frederico Varandas após reunião na Liga
Porto, de Villas-Boas, alegou união entre Benfica de Rui Costa e Sporting de Frederico Varandas após reunião na Liga

28 Nov 2025 | 07:48 |

Icon Comentário0

A recente reunião da Comissão Permanente de Calendários da Liga Portugal ficou marcada por divergências entre os "grandes", motivando uma reação, indireta, do Benfica face às críticas tecidas pelo Porto. Após os dragões, liderados por André Villas-Boas, terem manifestado profundo desagrado com o agendamento dos jogos, insinuando prejuízo desportivo, a estrutura encarnada, encabeçada por Rui Costa, respondeu com os números da votação realizada em sede própria.


O ponto central da discórdia envolveu a definição das datas para as próximas jornadas, com o Porto a votar contra a proposta apresentada pela Liga. No entanto, a posição defendida pelos azuis e brancos acabou por ficar isolada, recolhendo apenas o apoio do Feirense. O resultado final da votação ditou um claro 6-2 a favor da proposta de calendário, um desfecho que o Benfica utiliza agora para desmontar a narrativa do rival.


Para a direção liderada por Rui Costa, o facto de a esmagadora maioria dos clubes presentes (incluindo Sporting, Braga, Santa Clara e Vitória de Guimarães) ter aprovado o plano de jogos é sintomático. Fonte próxima do processo, citada pelo jornal A Bola, sublinha que o resultado "prova que a lógica da Liga não é assim tão descabida".


O Benfica entende que a aprovação do calendário respeita os regulamentos e os tempos de descanso, contrariando a tese de favorecimento ou de perseguição levantada pelo Porto. Este episódio reforça a tensão nos bastidores entre os três grandes, numa altura em que a luta pelo título está ao rubro.

Dentro das quatro linhas, o Benfica irá receber o Sporting na próxima sexta-feira, 5 de dezembro, às 20h15, em jogo a contar para a 13.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Até final do ano, os encarnados também podem medir forças com o Porto, caso as duas equipas se qualifiquem para os quartos-de-final da Taça de Portugal.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Rui Costa deixa aviso aos rivais sobre futuro do Benfica: "Intransigentes"
Clube

Rui Costa deixa aviso aos rivais sobre futuro do Benfica: "Intransigentes"

27 Nov 2025 | 09:46

Icon Comentário0
Benfica emite nota de pesar após morte de Sérgio Caetano
Clube

Benfica emite nota de pesar após morte de Sérgio Caetano

22 Nov 2025 | 12:46

Icon Comentário0
Saiba o que vão discutir Rui Costa, Frederico Varandas e André Villas-Boas com Pedro Proença
Clube

Saiba o que vão discutir Rui Costa, Frederico Varandas e André Villas-Boas com Pedro Proença

21 Nov 2025 | 07:37

Icon Comentário0