Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Sven-Göran Eriksson, antigo treinador do Benfica, perdeu a vida, esta segunda-feira, aos 76 anos, e Toni, histórico do Clube da Luz, não escondeu a tristeza neste momento. Em declarações ao jornal Record, o ex-adjunto de Eriksson nos encarnados recordou a forma de estar do técnico sueco.
"Eriksson parte, mas sabe que fica nos corações de todos os benfiquistas e, acredito até, portugueses, pela forma como esteve no desporto", começou por mencionar Toni, pouco depois de ter tido conhecimento do falecimento de Eriksson. "É uma notícia muito triste. Este ano partiram vários amigos e, mesmo sendo uma morte anunciada, foi alguém com quem criei laços desde 1982", atirou a lenda do Glorioso.
"O meu primeiro pensamento vai para a família, em especial para os filhos. Eles sabem que partiu um bom homem e um bom pai. Foi um grande treinador que com quem tive o privilégio de trabalhar", disse o treinador português que recordou a "justa homenagem que os Benfiquistas prestaram". "Deixa um legado enorme, não só pelo que fez no Benfica, mas pelos clubes por onde passou", concluiu Toni.
"Fica no coração de todos os portugueses. Deixa um legado enorme, não só pelo que fez no Benfica, mas pelos clubes por onde passou"
Importa recordar que, há cerca de um ano, Sven Goran Eriksson havia anunciado que ia abandonar o futebol por motivos de saúde, numa altura em que desempenhava o cargo de diretor desportivo no IF Karlstad, da Suécia. Em janeiro, o sueco comunicou a sua doença terminal e foram várias as homenagens realizadas no mundo de futebol pelos clubes que treinou, incluindo o Benfica. O treinador esteve presente no Estádio da Luz, a 11 de abril, acompanhado por jogadores que comandou enquanto técnico do Glorioso, e foi homenageado pelos Benfiquistas no relvado.
Águias vão a jogo este domingo, 29 de dezembro, pelas 20h30, no Estádio José Alvalade. Em caso de vitória, os encarnados 'assaltam' a liderança do Campeonato
|
0A poucas horas do início da partida entre o Sporting e Benfica, começam a saltar à vista dados interessantes sobre o eterno duelo, entre a formação leonina e as águias. Ao longo da semana deu-se a conhecer as estatísticas coletivas entre as duas equipas e, sem surpresas, o Glorioso bastante superior aos verdes e brancos nesse mesmo registo. Contudo, no que diz respeito aos treinadores, há um dado interessante ligado ao timoneiro do Clube da Luz, que tem um registo único.
Bruno Lage, que substituiu Roger Schmidt, prepara-se para entrar pela primeira vez o relvado de Alvalade, depois de ter regressado ao comando técnico do Benfica, no final do passado mês de setembro. O técnico, natural de Setúbal, é até à data, o único treinador das águias a conseguir dois triunfos consecutivos no terreno do rival, em partidas para o Campeonato.
O registo de Lage está fixado neste século, ou seja, nem treinadores como Jorge Jesus, atualmente no Al Hilal, nem mesmo Roger Schmidt conseguiram alcançar o feito do português de 48 anos. Para se encontrar um registo idêntico ao de Bruno Lage é preciso recuar até ao final da década de 90. Na altura, o Glorioso estava sob a batuta de Graeme Souness, que bateu os leões, nas épocas de 1997/1998 e 1998/1999.
O feito concretizado pelo atual timoneiro do Clube da Luz ficou registado durante a primeira passagem de Bruno Lage no banco do Estádio da Luz. Em fevereiro de 2019, o Benfica derrotou o Sporting por 4-2, naquele que foi a temporada onde se assistiu a uma remontada na classificação e consequente conquista do 38.º Campeonato. Um ano depois, voltou a repetir a dose, com os encarnados a triunfarem por duas bolas a zero.
O único desaire do técnico de 48 anos aconteceu em abril de 2019, por 1-0, a contar para as meias-finais da Taça de Portugal. Apesar do triunfo por 2-1 no Estádio da Luz, o Glorioso não conseguiu chegar ao Jamor. É seguro dizer que Bruno Lage tem os números do seu lado e espreita, esta noite, registar a terceira vitória no reduto leonino, a contar para a Liga.
Emblema anunciou a não renovação de contrato através das redes sociais. Isto não caiu bem ao futebolista, que teceu duras críticas
|
0David Luiz vai sair do Flamengo, porém a cessão do vínculo está a gerar polémica. É que, em declarações ao Globo Esporte, o ex-defesa do Benfica deixou duras críticas à direção do mengão, revelando que soube que não ia renovar contrato através das redes sociais.
"Vou ser sincero. Com a outra direção, eu já tinha um acordo verbal de que ia ficar. Íamos ter essa conversa depois do campeonato. Tentei ser respeitador ao máximo e agir da maneira correta", começou por mencionar o antigo defesa do Benfica. "A única vírgula de chatice com que eu fico é que, da mesma maneira que vocês [jornalistas] receberam o comunicado pelo Instagram, assim foi comigo. Ou foi algo intencional ou um pouco amador", acrescentou.
David Luiz - A única vírgula de chatice com que eu fico é que, da mesma maneira que vocês [jornalistas] receberam o comunicado pelo Instagram, assim foi comigo
Em entrevista à Sport TV, David Luiz assegurou não ter sido contactado pela administração do Flamengo. "Se eu não tivesse redes sociais, não sabia o que meu contrato não foi renovado. Ninguém da nova direção teve esse contacto de homem para homem. Comigo é muito fácil de resolver. É preto no branco, não tem cinza. Eu merecia essa parte mais franca da nova direção. Pessoas que vão continuar também tinham o meu contacto. Acho que deveria ser feito de maneira diferente. Ou foi feita de forma intencional ou amadora. Todos os funcionários merecem uma conversa direta com o seu líder", concluiu o central.
Vale destacar que, ao serviço do Flamengo, o ex-defesa do Benfica conquistou três troféus, tendo erguido duas Taças do Brasil (2022 e 2024) e ainda a Libertadores (2022).
Na temporada de 2024, ao serviço do Flamengo, David Luiz – atualmente com um valor de mercado fixado nos 300 mil euros – marcou presença em 36 encontros: 23 na Série A, seis na Libertadores, quatro no Campeonato Carioca e três na Copa do Brasil. Nos 2.513 minutos disputados dentro das quatro linhas, o antigo internacional brasileiro apontou três golos, não somando qualquer assistência.
Com a camisola do Benfica, entre 2006 e 2011, David Luiz foi opção em 131 encontros, tendo marcado seis golos, fazendo ainda sete assistências. Com o Manto Sagrado, o defesa canarinho conquistou um Campeonato Nacional (2009/10) e três Taças da Liga (2008/09, 2009/10 e 2010/11). Em janeiro de 2011, o central rumou ao Chelsea, a troco de 25 milhões de euros.
Em antevisão ao encontro de hoje à noite, 29 de dezembro, jornalista desportivo elogiou a boa forma dos encarnados, mas indicou algumas lacunas na equipa de Lage
|
0A escassas horas do apito inicial em Alvalade, para mais um dérbi de Lisboa (o terceiro em circunstâncias inéditas, como em 1990 e 2004), há quem faça as suas previsões em relação ao encontro desta noite. De um lado, surge o Benfica, orientado por Bruno Lage, que tem vindo a apresentar uma boa forma desportiva no campeonato, desde o regresso do técnico. Do outro lado, temos o anfitrião, o Sporting, a equipa dos leões está a atravessar um período conturbado de resultados e pretende remediar os erros frente às águias.
Nuno Travassos, editor executivo do jornal ‘A Bola’, foi um dos intervenientes no programa de antevisão ao dérbi, transmitido na BOLA TV. O jornalista começou por apontar que o Porto está na liderança do campeonato, mas que a partida em Alvalade não é decisiva para as contas do título. “Porto a vencer, vai dormir na liderança e ficara ver o que acontece amanhã [hoje – 29 de Dezembro]. Dada a proximidade na tabela classificativa, este jogo não é altamente decisivo, nunca podia ser”, começou por explicar.
O editor executivo defende que este encontro serve para ‘avaliar o momento das equipas’. Nuno Travassos começou por analisar a condição do Sporting, que irá estrear o novo treinador frente ao Benfica. “Vem de nova mudança no comando técnico. É grave estar já estar a esperar alguma coisa de Rui Borges, mas até pode ser importante para o novo treinador leonino, entrar logo com uma vitória no dérbi”, apontou o jornalista, acabando por 'ilibar' o novo treinador dos leões.
Nuno Travassos – É grave estar já estar a esperar alguma coisa de Rui Borges
Depois de analisar o rival, o comentador fez questão de falar sobre o bom momento de forma do Glorioso e apontou a consistência como uma das imagens de marca apresentado pelo Benfica de Bruno Lage. “Comete poucos erros, vacila pouco e com isso tem conseguido recuperar terreno ao Sporting, nomeadamente nesta fase negativa do Sporting. Tem aqui a oportunidade de se distanciar do rival. Conseguiu na ronda anterior saltar para a liderança e agora pode acabar a jornada com quatro pontos a mais do que o Sporting, o que seria muito animador para o Benfica”, frisou Nuno Travassos.